Orquestra Filarmônica de Goiás conquista vaga entre finalistas do Prêmio Concerto 2025

Álbum dedicado a Claudio Santoro coloca grupo goiano em destaque no cenário da música de concerto no Brasil

Orquestra Filarmônica de Goiás conquista vaga entre os finalistas do Prêmio Concerto 2025

A Orquestra Filarmônica de Goiás foi anunciada, em 2025, como finalista da categoria Melhor Álbum de Música de Concerto do Prêmio Concerto, promovido pela Revista Concerto. A indicação reconhece o projeto “Claudio Santoro”, lançado em novembro em Goiânia e agora submetido à votação do júri e do público, aberta até 21 de dezembro.

O trabalho celebra obras criadas pelo compositor em seus últimos anos e apresenta interpretações conduzidas pelo maestro Neil Thomson. No álbum, a OFG grava o Concerto para Viola, o Concerto para Orquestra de Câmara e as Sinfonias nº 13 e nº 14, destacando a escrita intensa de Claudio Santoro.

A proposta integra o projeto nacional “Música do Brasil”, que valoriza compositores brasileiros e envolve a OFG, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Instituto Guimarães Rosa e do selo Naxos.

Orquestra Filarmônica de Goiás conquista vaga entre finalistas do Prêmio Concerto 2025

Orquestra Filarmônica de Goiás vibra com indicação e fortalece legado artístico

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, lembra o impacto crescente do grupo. “Goiás é referência em música orquestral em nível internacional. A Filarmônica já foi elogiada pela revista inglesa Gramophone, uma das principais do mundo, e lotou as principais salas de concerto do país por onde passou. Ser finalista no prêmio, portanto, não é surpresa. É resultado de um trabalho intenso feito pela nossa orquestra e todos os profissionais que a compõem, para além do investimento feito pelo governo estadual”, afirma.

Neil Thomson, maestro titular e diretor artístico do projeto, reforça o significado da indicação para o grupo. “É uma enorme honra para a orquestra ser novamente nomeada. Isso reconhece o talento dos nossos músicos e demonstra, mais uma vez, que a Orquestra Filarmônica de Goiás está firmemente posicionada entre as principais orquestras do país. Goiás pode se orgulhar muito disso”, diz. A orquestra já venceu essa mesma categoria em 2022, com o álbum “Santoro: Sinfonias nº 5 e nº 7

Premiação reúne 21 indicados em 7 categorias

A edição 2025 do Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera lista 21 indicados em sete categorias. Os vencedores, escolhidos pelo júri e pelo público, serão revelados no início de 2026.

Reconhecida internacionalmente como uma das formações mais importantes da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França e é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da UFG desde 2021.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Vinícius Lima
Autor: Vinícius Lima

Jornalista e pós-graduando em Marketing, apaixonado por comunicação e pela criação de conteúdo geek. Entusiasta de cultura, viagens e esportes, busca transformar informação e experiência em conteúdos claros, acessíveis e que realmente facilitem a vida das pessoas.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.