Produção traz a história de quatro jovens em situação de rua
A minissérie “Os Quatro da Candelária”, inspirada na chacina que tirou a vida de oito crianças e adolescentes no Rio de Janeiro, estreou na última quarta-feira (30) no catálogo da Netflix. Com quatro episódios, a produção narra a história sob o ponto de vista de quatro crianças em situação de rua.
No elenco principal, a série conta com Andrei Marques, Samuel Silva, Patrick Congo e Wendy Queiroz. “Os Quatro da Candelária” traz ainda Leandro Firmino (Cidade de Deus), Maria Bopp (Me Chama de Bruna), Stepan Nercessian (Chacrinha: O Velho Guerreiro) e Antonio Pitanga (Casa de Antiguidades) em papéis de destaque. A direção e o roteiro da minissérie são assinados por Luis Lomenha.
A sinopse divulgada pela plataforma descreve a produção como a história de “quatro crianças cheias de sonhos que enfrentam os perigos das ruas do Rio de Janeiro, sem saber que se tornariam parte de um dos episódios mais trágicos da história do Brasil.”
Completando 30 anos em 2023, o crime ficou conhecido pelo local onde ocorreu: a Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. No dia 23 de junho de 1993, oito jovens e crianças, integrantes de um grupo de mais de 40 pessoas em situação de rua que dormiam nas proximidades da igreja, foram mortos por policiais.
Segundo informações da CNN, a chacina ocorreu após os jovens terem atirado pedras em uma viatura da Polícia Militar no dia anterior. Os policiais foram condenados com penas superiores a 200 anos de prisão, mas, cumprindo a pena máxima prevista pela legislação brasileira, já estão em liberdade.
Wagner dos Santos, jovem sobrevivente da Chacina da Candelária, foi fundamental para as investigações, mesmo depois de ser alvejado com quatro tiros e colocado nas porta-malas de um dos agressores.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.