Evento chega à 30ª edição com shows, caminhada e casamento simbólico no Centro da capital
A 30ª Parada LGBT+ de Goiânia toma conta das ruas do Centro neste domingo, 14 de setembro. A concentração começa ao meio-dia, na Praça Cívica, e a passeata está marcada para às 18h, percorrendo pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins. O tema deste ano, “Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade”, busca reafirmar a luta por reconhecimento e igualdade.
Mais de 40 atrações integram a programação, entre DJs, drag queens, cantores, dançarinos e performers distribuídos em seis trios elétricos. As apresentações vão até as 17h, quando os trios serão desligados para abrir espaço a um momento especial: um casamento simbólico celebrado por um juiz do Tribunal de Justiça de Goiás. Logo depois, o público inicia a caminhada.
Para Marcos Silvério, fundador da Associação da Parada de Goiás, o ritual tem forte valor simbólico. “Embora pessoas LGBT+ não precisem, necessariamente, aderir aos princípios da heteronormatividade para viver e ser feliz, sabemos que muitas delas acalentam o sonho do matrimônio e hoje é possível, que casais e pessoas LGBT+ celebrem suas uniões. Sem dúvida será um dos momentos mais emocionantes da manifestação”, afirma.
O evento é organizado pela Associação da Parada LGBT+ de Goiás (PARADA-GO) em parceria com 15 ONGs e entidades públicas. O financiamento foi viabilizado por uma emenda impositiva do vereador Fabrício Rosa (PT).
A escolha do tema vai além da representatividade, destacam os organizadores. Trata-se de um posicionamento político diante da negação histórica dos direitos de famílias LGBT+. A iniciativa também reforça o alerta para os índices de violência que ainda marcam a comunidade no Brasil. Segundo a ONG Transgender Europe, o país lidera há 16 anos consecutivos o ranking mundial de assassinatos contra pessoas LGBT+. Em Goiás, os números do Anuário da Segurança Pública 2023/2024 apontam aumento de casos de homofobia, racismo e misoginia.
A Parada contará ainda com ações de saúde, incluindo testagem rápida para ISTs, distribuição de preservativos e material educativo. Haverá espaços voltados para direitos humanos, cidadania, acessibilidade, meio ambiente e atividades infantis, além de coleta seletiva durante todo o evento.
30ª Parada LGBT+ de Goiânia
Data: domingo, 14 de setembro
Horário: a partir das 12h
Local: Praça Cívica (Rua 82, nº 400, Centro – Goiânia)
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.