Reinauguração deve acontecer entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026
O Parque Mutirama, um dos principais pontos de lazer de Goiânia, será reaberto ao público após passar por um amplo processo de revitalização e manutenção geral. De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão, Negócios e Parcerias (Segenp), responsável pela administração do espaço, cerca de 22 brinquedos já estão confirmados para garantir a diversão das famílias.
A Prefeitura de Goiânia informou que a reabertura está prevista para ocorrer entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Atualmente, 99,9% das obras já estão concluídas. O parque aguarda apenas a emissão dos laudos de segurança, a inspeção do Corpo de Bombeiros e a verificação do sistema de aterramento elétrico para poder receber novamente o público.
Apesar das boas notícias, alguns dos brinquedos mais populares, como a Montanha-Russa, a Torre, o Autorama, a Casa Mal-Assombrada e o Teleférico, ainda não voltarão a funcionar nesta primeira fase. Segundo a Segenp, a paralisação se deve aos altos custos de manutenção, à necessidade de novos processos licitatórios (no caso da Casa Mal-Assombrada) e à falta de estudos técnicos mais detalhados para garantir a segurança, no caso do Teleférico.
A revitalização do Parque Mutirama contou com o apoio da iniciativa privada. A Associação Empresarial da Rua 44 (AER44) realizou uma doação de R$ 450 mil, destinada às melhorias estruturais e à recuperação dos brinquedos.
“Em breve, o Mutirama estará de volta, renovado e pronto para receber as famílias goianienses. Este será um momento especial que marcará o coração de todos”, afirmou Sérgio Naves, presidente da AER44.
De acordo com a Prefeitura, o parque contará com equipe própria para operar os brinquedos e já há planos para a realização de uma licitação futura, a fim de garantir manutenção contínua e segura das atrações.

Inaugurado em 1969, o Parque Mutirama funcionava com entrada gratuita até o dia 20 de março de 2025, quando teve suas atividades suspensas.
Com a reabertura, o acesso ao parque passará a ser cobrado. Segundo a Segenp, o valor dos ingressos será simbólico. Visitantes inscritos no CadÚnico e estudantes da rede municipal de ensino terão direito à entrada gratuita.

O Parque Mutirama foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural material de Goiânia. A Lei nº 11.268 foi sancionada pelo prefeito Rogério Cruz em 2024.
Inaugurado em 1969 com inspiração na estética da Disney, o centro de lazer foi inaugurado pelo ex-prefeito Iris Rezende, que buscava criar um ambiente acessível para a população, democratizando o lazer em um período em que esses espaços eram mais restritos.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.