Natureza, preço baixo e rever familiares e amigos são os principais fatores na hora de escolher um destino
Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) e conduzida pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 61% dos brasileiros realizam ao menos uma viagem de lazer por ano. O estudo, intitulado Tendências de Turismo Verão 2025, traçou um panorama otimista sobre o comportamento dos viajantes no Brasil.
Entre os que viajam, 33% fazem isso uma vez ao ano, enquanto 22% viajam de duas a três vezes, e 6% chegam a realizar quatro ou mais viagens anuais. Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou o impacto positivo do dado: “Mais brasileiros estão conseguindo viajar, muitos deles mais de uma vez por ano. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que o brasileiro consegue planejar viagens com mais tranquilidade, investindo em seu bem-estar pessoal.”
A pesquisa revelou que os principais fatores para a escolha de destinos nacionais são as belezas naturais, seguidas por preços acessíveis e a oportunidade de reencontrar familiares e amigos. As paisagens naturais foram destacadas por 23% dos entrevistados, enquanto 16% apontaram o custo como determinante. Destinos como Salvador, Florianópolis, Amazônia e Rio de Janeiro lideraram entre as escolhas.
No quesito de atrações turísticas, 53% dos brasileiros preferem praias. Natureza e ecoturismo aparecem em segundo lugar com 29%, enquanto atrações culturais e históricas e atividades de saúde e bem-estar empatam com 16% cada. Turismo religioso e viagens externas à gastronomia atraem 12%.
A alimentação representa o maior custo para os viajantes, além de 38% das despesas combinadas com outros fatores. O transporte aéreo é o gasto individual mais expressivo, com 22% dos avaliados priorizando-o como despesa principal.
Quando questionados sobre a preferência de um destino caso ganhassem um prêmio, 63% escolheriam viajar pelo Brasil , enquanto 35% optariam pelo exterior. Esse desejo é mais forte entre moradores do Norte e Centro-Oeste (71%), pessoas com idade entre 41 e 49 anos (72%) ou acima de 60 anos (75%), e pais de filhos maiores de idade ( 73%).
Por outro lado, jovens entre 16 e 24 anos (56%) e viajantes com maior renda (44% entre aqueles que ganham mais de cinco anos mínimos) despertaram maior interesse em destinos internacionais.
O estudo também destacou a importância das redes sociais na busca por informações turísticas, já que 47% dos brasileiros utilizam plataformas como Instagram, Facebook, TikTok e X (antigo Twitter) para planejar suas viagens. Recomendações de amigos e familiares aparecem em segundo lugar, mencionadas por 37%, seguidas por sites e blogs de turismo (22%). As agências de viagens e operadores turísticos foram a escolha de 18% , enquanto canais de vídeos online atraíram 17% .
A pesquisa, realizada entre 14 e 28 de outubro de 2024 , envolveu 5.542 entrevistas domiciliares em todas as 27 unidades da federação. Os entrevistados, com idades a partir de 16 anos, representaram perfis diferentes regionais e demográficos. A margem de erro foi de 2 pontos percentuais , com intervalo de confiança de 95%.
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Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
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