Estudo foi realizado pelo realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados
Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 35% dos brasileiros preferem viajar para locais com praias. Em segundo lugar, surgem destinos voltados à natureza e ecoturismo (16%), seguidos por atrações culturais e históricas (7%) e atividades relacionadas à saúde e bem-estar (7%). Para a alta temporada, a expectativa do setor é alcançar um faturamento de impressionantes R$ 157,7 bilhões.
O levantamento mostrou também que 61% dos brasileiros fazem pelo menos uma viagem de lazer por ano. Entre os fatores determinantes na escolha do destino, destacam-se as belezas naturais (23%), o preço acessível (16%) e a oportunidade de reencontrar amigos e familiares (12%).
Além disso, as redes sociais desempenham papel crucial, sendo a principal fonte de informação para 47% dos viajantes, seguidas por opiniões de amigos e familiares (37%) e sites e blogs especializados (22%).
O Brasil se destaca como um dos países mais atrativos do mundo, com mais de 7,3 mil quilômetros de praias e seis biomas distintos. “Além de ter mais de 7,3 mil quilômetros de praias, o nosso país é o único que possui seis biomas diferentes e que proporciona a brasileiros e estrangeiros experiências memoráveis. Esses dados demonstram a força do nosso turismo que gera oportunidades, empregos e inclusão. Hoje, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios”, afirma Ana Clévia Guerreiro, analista de Turismo do Sebrae.
O Sebrae tem desempenhado um papel fundamental na promoção do turismo em diversas frentes. Por meio do Programa Agentes de Roteiro Turístico (ART), já impactou mais de 18,2 mil pequenos negócios em 700 municípios. A iniciativa promoveu 283 roteiros turísticos em 176 regiões e ofereceu 426 produtos turísticos. Em 2024, a instituição apoiou a participação de 152 roteiros em eventos de negócios de alcance nacional.
No cenário internacional, o destaque é o projeto Vitrine Visit Brasil, realizado em parceria com a Embratur. A iniciativa promoveu 100 experiências turísticas em 30 destinos icônicos, atraindo turistas estrangeiros e ampliando a visibilidade do Brasil no exterior. Paralelamente, o Sebrae tem preparado pequenos negócios para conquistar o mercado internacional. As ações acontecem por meio de feiras, famtours e press trips, garantindo uma experiência diferenciada para os visitantes.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.