Parque Zoológico da capital passa por diversas modernizações
A Prefeitura de Goiânia tem promovido melhorias no Parque Zoológico da capital. Sob a coordenação da Secretaria de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), o espaço passou por modernizações estruturais, ações de acessibilidade e melhorias ambientais que visam garantir bem-estar aos animais e conforto aos visitantes.
“Estamos em constante processo de modernização. Está tudo muito limpo e bem organizado”, afirmou o secretário executivo da Segenp, José Neto, ao destacar que a administração do prefeito Sandro Mabel vem implementando mudanças significativas. Entre as novidades estão a nova área de piquenique, a sala de vacinação, a Casa da Fauna e um espaço de acolhimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também foram feitas intervenções nos recintos de imersão, no tanque dos jacarés e nos espaços dedicados ao tamanduá-bandeira e às ararajubas.
Segundo a Segenp, problemas antigos, como o processo de erosão no fundo do recinto dos grandes felinos, foram solucionados definitivamente. A nova área de piquenique, instalada no local onde antes funcionava o parquinho infantil, conta com 15 mesas de madeira tratada e 30 bancos fixos. O ambiente, além de oferecer lazer, incentiva educação ambiental e convivência social, estando disponível a todos os visitantes durante o horário de funcionamento do parque, mediante uso responsável.
O espaço criado especialmente para acolher pessoas com TEA possui apoio de psicólogos e terapeutas, além de brinquedos e elementos visuais voltados ao desenvolvimento sensorial. Já a sala de vacinação, aberta de quarta a domingo, das 8h30 às 16h, disponibiliza imunizantes do calendário do Ministério da Saúde (exceto BCG e dengue), atendendo crianças, adultos e idosos, inclusive nos fins de semana.
Outro destaque é a Casa da Fauna, que revitalizou a antiga quadra de bocha antes abandonada. O local ganhou novo piso, rampa de acesso para PCDs, pintura, iluminação e telhado, tornando-se um espaço lúdico e educativo. No ambiente são realizadas oficinas, palestras e eventos temáticos sobre educação ambiental e preservação.
O zoológico de Goiânia também ampliou seu plantel de animais. Entre as novas espécies estão duas jibóias, uma arara-vermelha, uma arara-piranga e um casal de cervicapra. Atualmente, o parque abriga 412 animais de 97 espécies diferentes. Em janeiro, o público conheceu o casal de raposas-do-campo, batizadas de Juca e Mel, resgatadas na região de Catalão e encaminhadas pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.
“Além das intervenções na estrutura, que em muitas partes estava precária, e das novidades, o trabalho de zeladoria foi reforçado para manter o local muito bem cuidado, sempre respeitando as técnicas de integração ambiental, para oferecer o maior conforto possível para os animais, que são os verdadeiros donos do parque”, concluiu José Neto.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.