Profissionais e projetos de destaque em turismo podem concorrer em diversas categorias
O Prêmio Nacional do Turismo chega à 4ª edição em 2025 com objetivo de reconhecer projetos e profissionais que transformam o setor no Brasil. A premiação, realizada em parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Conselho Nacional do Turismo (CNT), destaca cases de sucesso nos setores público, privado e terceiro setor.
As iniciativas premiadas ganham visibilidade nacional e podem ser replicadas em diferentes destinos, contribuindo para o fortalecimento do turismo em todo o país. As inscrições seguem abertas até às 18h do dia 14 de outubro, com regulamento e editais disponíveis online (neste link).
O evento está dividido em duas modalidades: “Iniciativas de Destaque no Turismo” e “Profissionais de Destaque no Turismo”, cada uma com categorias específicas.
Em 2025, uma novidade marca a premiação: além do primeiro colocado, 2º e 3º lugares também receberão troféus em cada categoria. As oito áreas participantes incluem:
Academia: professores, pesquisadores e cientistas ligados ao ensino e pesquisa voltados ao turismo.
Governo – Dirigentes e Parlamentares: ministros, secretários estaduais e municipais, prefeitos, deputados, vereadores e presidentes de entidades públicas.
Governo – Técnicos: diretores, superintendentes, gerentes, coordenadores, técnicos e analistas que atuam diretamente em políticas de turismo.
Iniciativa Privada – Médio e Grande Porte: empresários e gestores de organizações de médio e grande porte ligadas à cadeia produtiva do turismo.
Iniciativa Privada – Micro, Pequenos e MEI: micro e pequenos empresários, microempreendedores individuais e profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo.
Imprensa e Mídias Sociais: jornalistas, repórteres, editores, escritores, fotógrafos, blogueiros e influenciadores digitais que divulgam conteúdos sobre turismo.
Mulheres empreendedoras no turismo: profissionais que lideram mudanças e promovem o empreendedorismo feminino no setor.
Lideranças sociais ou comunitárias: representantes da sociedade civil que atuam em comunidades negras, indígenas, LGBTQIA+, mulheres, juventude, pessoas com deficiência, agricultores familiares e outros grupos tradicionais.
O prêmio também reconhece projetos de entes públicos, privados e do terceiro setor que impactaram positivamente o turismo nos últimos 24 meses. Serão premiados os três primeiros colocados em 12 categorias:
Governança e Gestão do Turismo, Gestão de Dados e Inteligência em Turismo, Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima, Economia Criativa e Produção Associada no Turismo, Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo, Valorização do Patrimônio Natural no Turismo, Qualificação, Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo, Promoção e Marketing no Turismo, Turismo de Base Comunitária, Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo, Afroturismo e Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.