Procon manda Hurb suspender venda de pacotes; agência enfrenta quase 2 mil reclamações

Determinação exige paralisação imediata das atividades da empresa, que já acumula aumento de mais de 2.000% em queixas

Hurb deve suspender venda de pacotes de viagem (Foto: reprodução / Hurb)

A empresa de viagens Hurb (antiga Hotel Urbano) está na mira das autoridades cariocas. O Procon do Rio de Janeiro determinou que a plataforma suspenda todas as suas atividades de comercialização de pacotes de viagem, hospedagem, passeios e passagens aéreas em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A medida visa proteger consumidores que têm sido, segundo o órgão, prejudicados em massa pelas práticas da companhia.

De acordo com a CBN, o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio, João Pires, declarou que a Hurb fechou sua sede física na cidade com o objetivo de escapar de penhoras judiciais, após o registro de milhares de reclamações. A ação do Procon poderá evoluir para a interdição completa da empresa, dependendo dos próximos desdobramentos do caso.

Em resposta, a Hurb disse apenas que não comenta processos e ações em andamento.

Explosão de queixas e suspeitas de fraude elevam pressão sobre a Hurb

Segundo informações do portal O Globo, a determinação do Procon atinge todas as operações da empresa em nível nacional, apesar da Hurb ter sede no Rio de Janeiro. Isso é possível porque a jurisdição municipal permite ao órgão aplicar sanções de efeito amplo. Conforme o veículo, “a medida abrange as operações nacionais da empresa para agenciamento de viagens e operações de Turismo, incluindo comercialização de pacotes de viagens, hospedagens, passeios e/ou passagens aéreas. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 10 mil, conforme será publicado em Diário Oficial”.

De acordo com os dados do próprio Procon, somente em 2024, a plataforma já contabiliza 1.971 reclamações. Em 2023, o número de queixas disparou mais de 2.000% em comparação com o ano anterior. As principais denúncias incluem ofertas não cumpridas, serviços pagos e não entregues, além de publicidade enganosa.

Recomendações aos clientes

João Pires alerta os clientes sobre novas compras: “A recomendação principal é não comprem nada dessa empresa, nada. A chance de você não receber aquilo que você está comprando é enorme. E a segunda recomendação é formalizem a reclamação de vocês no Procon Carioca, porque a gente sabe que muito mais do que a gente tem recebido de reclamação existem de pessoas lesadas. Então é importante para a gente ter noção individualmente do caso de cada um para poder atuar num termo de ajustamento de conduta com a empresa”, concluiu em reportagem da CBN.

Com informações do O Globo e CBN

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Pollyana Cicatelli
Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

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