O Governo de Goiás intensificou, em dezembro de 2025, a divulgação da Rota Além das Águas, iniciativa coordenada pela Goiás Turismo com apoio do Sebrae. A ação envolve Caldas Novas, Piracanjuba e Rio Quente, ampliando o olhar do visitante sobre a região.
Criada para diversificar a oferta turística, a rota reúne atualmente 12 empreendimentos voltados à gastronomia, cultura, arte, bem-estar e hospitalidade. A proposta busca reduzir a dependência exclusiva do turismo hidrotermal.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, o projeto amplia o posicionamento do destino. “Goiás é conhecido nacionalmente pelo turismo de águas termais, mas o nosso potencial vai muito além disso. A Rota Além das Águas mostra que esses municípios também oferecem experiências únicas em gastronomia, cultura, bem-estar e economia criativa, fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento regional”, destaca.
No início de dezembro, profissionais do trade turístico participaram de um famtour pela Região das Águas Quentes, reunindo agências, guias e operadores. A ação teve foco na qualificação da comercialização e no fortalecimento de parcerias estratégicas.
Segundo a Goiás Turismo, a iniciativa contribui para ampliar o tempo de permanência dos visitantes nos municípios. “Ao aproximar o trade turístico dessas experiências, qualificamos a venda dos destinos e estimulamos a permanência do turista por mais tempo na região, o que gera emprego, renda e fortalece os empreendimentos locais”, ressalta Luciano Guimarães.
O roteiro incluiu visitas a empreendimentos como Vinícola Piracanjuba, Kaeli Gelateria, Cachaçaria Vale das Águas Quentes e Museu dos Bonecos Gigantes, além de outros espaços voltados à gastronomia e à cultura regional.
A Rota Além das Águas foi estruturada a partir de estudos realizados em 2021, no contexto pós-pandemia, que indicaram a necessidade de diversificar a imagem turística da Região das Águas Quentes, até então associada principalmente ao lazer termal.
“Após a pandemia, fizemos estudos de cenários econômicos do turismo. No caso da Região das Águas Quentes, identificamos a necessidade de diversificação da oferta e do posicionamento de imagem do destino turístico enquanto somente turismo de lazer. O turismo de bem-estar e o turismo gastronômico têm se apresentado como tendências”, explica Priscila Vilarinho.
Com apoio do Sebrae Goiás e das secretarias municipais, o projeto ganhou impulso por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos. Em setembro de 2025, empresários participaram de uma viagem técnica à Serra da Mantiqueira, com foco na troca de experiências e adoção de boas práticas para fortalecer o turismo goiano.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista e pós-graduando em Marketing, apaixonado por comunicação e pela criação de conteúdo geek. Entusiasta de cultura, viagens e esportes, busca transformar informação e experiência em conteúdos claros, acessíveis e que realmente facilitem a vida das pessoas.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.