Sindicato aposta em projeto para tornar a gastronomia goiana uma marca turística conhecida nacional e internacionalmente
O Sindicato dos Bares e Restaurantes (Sindibares) apresentou, nesta quarta-feira (25), o programa “Goiânia, Capital da Boa Mesa“, com a missão de posicionar a cidade como referência em turismo gastronômico no Brasil e também no exterior. Inspirado em casos internacionais de sucesso, como os de Peru e Espanha, o projeto aposta na valorização das raízes culturais e na força da culinária regional para criar uma marca sólida e duradoura.
Com uma culinária que mistura tradição e inovação, Goiânia oferece de tudo: da autêntica comida servida em casas tradicionais até pit-dogs e restaurantes de alta gastronomia. Pratos como pamonha, galinhada, arroz com pequi, empadão goiano e as famosas “jantinhas” são símbolos da identidade local. “Desde um restaurante mais elaborado até um espetinho na esquina ou uma companhia pequena, tudo isso é cultura”, destacou o chef goiano Ian Baiocchi, um dos principais nomes da cena local.
Além de valorizar sabores, o programa visa transformar a gastronomia em um motor de desenvolvimento socioeconômico. A proposta é atrair turistas a partir da comida, invertendo a lógica tradicional da viagem e fortalecendo a economia da capital.
Durante o evento de lançamento, o presidente do Sindibares, Newton Pereira, ressaltou o crescimento do setor. “Goiânia se consolida como um fantástico polo gastronômico, vital para a geração de emprego e renda. Nossa estimativa é de que, somente neste ano, Goiânia fature cerca de R$ 5 bilhões no setor”. O otimismo se baseia não apenas no potencial da cidade, mas também na hospitalidade, outra característica local marcante.
O empresário Domingos Ávila Neto, idealizador do projeto, reforçou que o movimento nasce sem vínculos políticos e com olhar no futuro. “É um programa que nasce da iniciativa privada, sem viés político, com base sólida e visão de longo prazo. Precisamos levar Goiânia para o Brasil e para o mundo, e trazer o Brasil e o mundo para comer em Goiânia”, explicou.
O evento contou com apoio de diversas autoridades, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que elogiou a proposta e reforçou a importância do turismo na agenda da cidade. Ele lembrou que Goiânia vai receber mais de 200 mil turistas em março de 2026, por conta do retorno do Grande Prêmio de MotoGP, fora do circuito há mais de três décadas. “Sabemos recepcionar as pessoas e, em março de 2026, essa cidade vai estourar. Está aí a grande oportunidade“, afirmou.
Durante o lançamento, realizado no restaurante Enttres Cocina de Mezcla, também foi apresentada a identidade visual do programa e as primeiras ações práticas. O presidente do Sindibares entregou ao vereador Anselmo Pereira um documento com proposta de projeto de lei para oficializar a capital como “Capital da Boa Mesa“.
O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, considerou a iniciativa como um divisor de águas. “É um programa ousado e inovador, que vem para criar uma marca para Goiânia, para os restaurantes, para a gastronomia, pit dogs, espetinhos e outras áreas. Agora, precisamos transformar essa marca em marketing para que ela seja difundida e conhecida em todo o Brasil”.
O lançamento contou com presença de nomes importantes, como os desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás Alexandre Kafuri e Juliana Prudente Diniz, o deputado estadual Virmondes Cruvinel, a vice-prefeita coronel Cláudia Lira, o superintendente do Sebrae-GO Antônio Carlos de Lima, a presidente da Goiânia Tur Nárcia Kelly e o presidente da Abrasel-GO Danillo Ramos.
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