Suposta ‘bola de fogo’ no céu intriga moradores de 4 estados; saiba o que realmente era

Especialistas indicam que evento ocorreu devido a reentrada de lixo na atmosfera

'Bola de fogo' avistada no céu surpreendeu moradores (Foto: Pexels)

Na noite da última quarta-feira (14/5), moradores do Distrito Federal, Goiás, Bahia e Minas Gerais foram surpreendidos por um espetáculo incomum no céu: uma intensa luz cruzando a atmosfera, descrita por muitos como uma “bola de fogo”. As imagens registradas, rapidamente se espalharam pelas redes sociais e alimentaram a hipótese de que se tratava de um meteoro.

No entanto, a explicação mais provável, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), é bem diferente. Após análise minuciosa dos vídeos captados, os especialistas da organização concluíram que o fenômeno observado se relaciona a lixo espacial.

A Bramon traçou a trajetória do objeto e identificou que o artefato corresponde a um estágio do foguete Falcon 9, lançado em 2014. Essa parte do foguete teria se desprendido da nave durante a missão e, após anos em órbita, teria reentrado na atmosfera terrestre, gerando o rastro luminoso que chamou atenção.

“A partir da análise dos dados e da comparação com objetos em órbita com previsão de reentrada, a Bramon identificou que o objeto mais compatível com a trajetória observada é o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo Norad 40108. Este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico. Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira”, informaram os especialistas da Bramon.

Cerca de 500 mil fragmentos de lixo espacial orbitam a Terra

Em um relatório da NASA de 2014, havia cerca de 500 mil fragmentos de lixo espacial orbitando o planeta Terra. Devido a força gravitacional, os detritos retornam a Terra, mas a reentrada na atmosfera acaba causando a combustão do mesmo, o que ocasiona imagens como a que chocaram os espectadores do evento que ocorrera na noite de quarta-feira (14/5).

“Bola de fogo”: confira um vídeo feito pela NASA sobre detritos espaciais

Com informações do G1.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.