Temporais de verão provocam oscilações elétricas, afetam a infraestrutura das redes e podem causar instabilidade na conexão com a internet
Tempestade é um fenômeno que pode provocar sérios impactos na infraestrutura da internet. Os temporais afetam internet com maior frequência durante o verão brasileiro, período marcado por chuvas intensas, ventos fortes e descargas elétricas. As condições climáticas podem provocar instabilidade na conexão, prejudicando o acesso à rede em diferentes regiões do país. Especialistas explicam que os impactos ocorrem, principalmente, na infraestrutura que sustenta o funcionamento dos serviços digitais.
As mudanças bruscas no clima costumam provocar oscilações no fornecimento de energia elétrica, fator que influencia diretamente a estabilidade do sinal. Uma tempestade intensa pode danificar equipamentos responsáveis pela distribuição da rede, contribuindo para quedas e lentidão no acesso à internet, especialmente em dias de chuva forte.
Mesmo com o avanço tecnológico das telecomunicações, os desafios ainda persistem. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações indicam que a fibra óptica atingiu 53 milhões de conexões em 2025 no Brasil, consolidando-se como principal tecnologia de transmissão de dados no país. Em regiões onde tempestade ocorre com frequência, a manutenção pode se mostrar ainda mais importante.
Apesar da resistência da fibra, o sistema depende de estruturas elétricas e equipamentos sensíveis para manter o funcionamento. Quando essas estruturas são atingidas por tempestades, o serviço pode apresentar falhas temporárias, mesmo em redes consideradas modernas. Aliás, a vulnerabilidade dessas redes fica maior diante de tempestade, especialmente em áreas menos urbanizadas.
“O principal impacto das tempestades ocorre nos pontos de energia e nos equipamentos que sustentam a rede, e não na fibra óptica em si. A fibra utilizada pela Unetvale é preparada para suportar variações climáticas e não conduz eletricidade, o que reduz riscos diretos durante chuvas e raios. As falhas geralmente estão associadas a oscilações elétricas ou danos em equipamentos e estruturas externas”, explica Marcelo Letti, diretor técnico da Unetvale, um dos principais provedores de Santa Catarina. Em muitas situações, é justamente uma tempestade que desencadeia esses problemas.
Segundo especialistas do setor, as quedas de conexão tendem a ser pontuais e costumam ser resolvidas após a estabilização do fornecimento de energia. Durante eventos climáticos severos, equipes técnicas adotam protocolos de segurança para reduzir impactos de tempestade e acelerar o restabelecimento do serviço.
Além dos fatores estruturais, o comportamento do usuário também pode influenciar na proteção dos equipamentos domésticos. Medidas simples ajudam a evitar prejuízos causados por descargas elétricas, que podem comprometer modem, roteadores e outros aparelhos conectados à rede. Nessas situações, a ação preventiva é essencial para diminuir os riscos que uma tempestade traz aos eletrônicos.
Com o aumento do uso de serviços digitais, a dependência da internet torna qualquer instabilidade ainda mais perceptível. Atividades profissionais, estudos e entretenimento são diretamente afetados quando ocorrem falhas durante temporais ou quando tempestade causa danos à rede.“O principal impacto das tempestades ocorre nos pontos de energia e nos equipamentos que sustentam a rede, e não na fibra óptica em si. A fibra utilizada pela Unetvale é preparada para suportar variações climáticas e não conduz eletricidade, o que reduz riscos diretos durante chuvas e raios. As falhas geralmente estão associadas a oscilações elétricas ou danos em equipamentos e estruturas externas”, explica Marcelo Letti, diretor técnico da Unetvale, um dos principais provedores de Santa Catarina.
Segundo especialistas do setor, as quedas de conexão tendem a ser pontuais e costumam ser resolvidas após a estabilização do fornecimento de energia. Durante eventos climáticos severos, equipes técnicas adotam protocolos de segurança para reduzir impactos e acelerar o restabelecimento do serviço em períodos de tempestade.
Além dos fatores estruturais, o comportamento do usuário também pode influenciar na proteção dos equipamentos domésticos. Medidas simples ajudam a evitar prejuízos causados por descargas elétricas, que podem comprometer modem, roteadores e outros aparelhos conectados à rede, especialmente quando tempestade ocorre inesperadamente.
Com o aumento do uso de serviços digitais, a dependência da internet torna qualquer instabilidade ainda mais perceptível. Atividades profissionais, estudos e entretenimento são diretamente afetados quando ocorrem falhas durante temporais provocados por tempestade.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Felipe Cordeiro é poeta, escritor e radialista com ampla experiência no universo da comunicação. Nordestino, carrega na voz e na escrita a força da cultura popular. Apaixonado por música, arte e pelas histórias que brotam do cotidiano, dedica-se aos estudos e vive intensamente o que a rua, a noite e a vida têm a ensinar.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.