Com diversidade regional e mais segurança, estado mantém desempenho positivo e avança 7,2% em 12 meses, segundo o IBGE
O turismo em Goiás segue em ritmo de crescimento constante em 2025. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou alta de 4,3% em maio deste ano, em relação ao mesmo período de 2024. Este é o oitavo mês consecutivo de crescimento, com resultados também positivos nos acumulados do ano (6,2%) e dos últimos 12 meses (7,2%).
O levantamento foi divulgado pela Pesquisa Mensal de Serviços, que acompanha o desempenho econômico de empresas do setor de serviços em todo o país. Os números reforçam o processo de consolidação de Goiás como um dos principais destinos turísticos no cenário nacional.
Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, o avanço é resultado direto de políticas públicas. “Com os índices de criminalidade em baixa, conseguimos não apenas atrair novos turistas, como fidelizar aqueles que já descobriram os encantos do nosso Estado”, destaca.
O bom desempenho do setor em 2025 tem sido impulsionado por investimentos em segurança pública, infraestrutura e promoção de destinos. Goiás tem se destacado por sua diversidade natural, histórica e cultural, atraindo tanto o público nacional quanto internacional.
“Temos 97 municípios no nosso mapa do turismo, divididos em 12 regiões turísticas”, lembra Naves. As regiões incluem atrativos como Chapada dos Veadeiros, Águas Quentes, Terra Ronca e Vale da Serra da Mesa, passando por destinos de natureza, espiritualidade, negócios e tradições.
Essa variedade garante a atração de diferentes perfis de visitantes e fortalece o turismo como vetor de desenvolvimento regional. A conexão com práticas sustentáveis e roteiros alternativos também tem ampliado o interesse por destinos goianos.
Em contrapartida ao desempenho regional, o cenário nacional teve queda de 0,7% nas atividades turísticas em maio, em relação ao mês anterior. A retração sucede um crescimento de 3,2% em abril, segundo o IBGE.
Apesar disso, o turismo nacional ainda se mantém 12,4% acima do nível de fevereiro de 2020, período pré-pandemia, e apenas 1,1% abaixo do recorde histórico, registrado em dezembro de 2024.
A Pesquisa Mensal de Serviços investiga o comportamento do setor por meio da receita bruta das empresas formais com 20 ou mais empregados, excluindo saúde e educação. Com os dados mais recentes, Goiás reforça sua posição como exemplo de recuperação e expansão contínua do turismo no país.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.