Monólogo já soma 100 mil espectadores em 200 apresentações
O monólogo “Ficções”, aclamado pela crítica e estrelado por Vera Holtz, chega a Goiânia para uma curta temporada no Teatro Goiânia, de 8 a 10 de novembro. A peça, premiada e elogiada por sua originalidade, é baseada em reflexões propostas pelo renomado livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari, que já vendeu mais de 23 milhões de cópias mundialmente. A adaptação para o teatro foi concebida pelo produtor Felipe Heráclito Lima e dirigida por Rodrigo Portella.
Publicada em 2014, a obra de Harari propõe que o maior diferencial humano em relação a outras espécies é a capacidade de criar ficções coletivas, que permitem a cooperação em grande escala. Esses conceitos são transpostos para o palco em um espetáculo que questiona: “estamos usando nossa habilidade criativa para construir uma sociedade melhor?” A peça explora essa ideia com profundidade, propondo uma análise sobre as estruturas que regem a humanidade, como nações, leis e religiões, e se elas realmente contribuem para nossa felicidade.
Felipe H. Lima, responsável por adaptar o livro, destaca que a obra de Harari permite diversas reflexões: “É um livro que dialoga com todo mundo, nos faz pensar sobre nossa condição enquanto espécie. Esse é um dos grandes méritos dele.” Lima adquiriu os direitos para a adaptação em 2019, inspirado pela vasta gama de questões levantadas pela obra.
Ao desenvolver o espetáculo, o diretor Rodrigo Portella optou por uma abordagem inovadora. Ele buscou explorar a ficção teatral de maneira dinâmica, destacando que o público é constantemente lembrado da natureza imaginativa do que está sendo encenado: “Um dos objetivos é conectar as realidades criadas pela humanidade com o próprio ato teatral”, explica. Portella também aponta que a peça se distancia de uma narrativa linear: “Não queríamos uma montagem que levasse o espectador pela mão, mas sim uma performance em construção, onde o público é desafiado a participar da criação ao nosso lado. É como uma jam session.”
A atriz Vera Holtz, um dos maiores nomes do teatro e da televisão brasileira, assume múltiplos papéis ao longo da apresentação, interagindo com o músico Federico Puppi, responsável pela trilha sonora original. Holtz destaca a liberdade criativa que o espetáculo permite: “Eu adoro essa liberdade de criar e descriar, de brincar com o imaginário da plateia. O desafio é manter tudo em constante movimento, sem deixar nada se cristalizar.” A atriz também sublinha a proximidade emocional do espetáculo: “É uma peça íntima, o público se conecta diretamente com o que está sendo apresentado.”
Portella contou com o apoio de outras grandes mentes criativas, como Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa, que contribuíram com o desenvolvimento do texto e da direção. Mesmo sem colaborar diretamente com o roteiro, suas conversas ajudaram a moldar o caminho criativo da peça.
Com apresentações limitadas, “Ficções” promete proporcionar ao público de Goiânia uma experiência teatral única, que combina profundidade filosófica com uma execução inovadora e envolvente.
Espetáculo 'Ficções'
Data: 8/11 (sex) e 9/11 (sáb), às 20h30 | 10/11 (dom), às 18h
Local: Teatro Goiânia (Rua 23, 252 – St. Central. Goiânia - GO)
Ingressos: a partir de R$21 | Site Sympla
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.