Webnovel: conheça o gênero literário que está conquistando o Brasil

Formato surgiu a partir das traduções de obras asiáticas

Webnovels podem ser lidas em qualquer lugar (Foto Pixabay)

As webnovels são romances publicados originalmente na internet, capítulo por capítulo, muitas vezes de forma gratuita. Elas se tornaram populares em diversos países, especialmente na China, Coreia do Sul, Japão e, mais recentemente, em nações ocidentais.

Em uma entrevista exclusiva ao portal Gazeta Culturismo, o escritor conhecido pelo pseudônimo Rose Kethen, uma das figuras mais renomadas no cenário das webnovels no Brasil, compartilhou os bastidores do surgimento e da expansão desse formato no país. Além de destacar a evolução do gênero, Kethen abordou temas cruciais, como os desafios do mercado literário nacional, os obstáculos enfrentados por escritores brasileiros e a constante busca por inovação na escrita e nos formatos de leitura.

Quando questionado sobre o ponto de partida da webnovel no Brasil, o autor afirmou: “Em 2016, o nicho de webnovels traduzidas se encontrava numa ascensão absurda de visibilidade, muitas dessas obras são as que hoje em dia conhecemos por suas webtoons/mangás e animes“. Porém, as adaptações frequentemente não atingem a mesma qualidade das obras originais, o que reforça a importância da produção original nesse contexto. “O gênero webnovel foi popularizado no Brasil com tradução de light novels japonesas e as webnovels chinesas e coreanas“, destacou Rose Kethen.

Entre as obras de maior sucesso em todo o planeta está a coreana Solo Leveling, escrita por Chugong. A série, que começou como uma webnovel, atingiu novos patamares de popularidade após sua adaptação para anime, conquistando fãs ao redor do mundo.

O preconceito literário e a elitização

O Brasil ainda enfrenta um cenário de elitização e preconceito em relação à leitura, algo refletido nos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que, em sua sexta edição (2024), apontou que cerca de 53% da população brasileira não lê livros de forma constante, sejam digitais ou físicos. O estudo também revelou que as obras mais consumidas no país têm, em sua maioria, teor religioso ou são de autores estrangeiros, como as franquias Harry Potter, Crepúsculo e 50 Tons de Cinza.

Os dados da pesquisa evidenciam a escassez de produções nacionais que conseguem atrair o grande público. “No Brasil, temos uma noção mais arcaica e elitista sobre escritores e romancistas, muito ancorada na realização de renomados e falecidos autores e obras estadunidenses“, ressaltou Kethen.

Além disso, o autor trouxe à tona as dificuldades que os artistas enfrentam no Brasil. Para ele, a falta de retorno financeiro é uma das maiores dificuldades para quem opta pela carreira de escritor. “A resposta, para todos artistas, será ‘dinheiro’. Ser artista, em geral, mesmo, é uma profissão nada recomendada para se iniciar. Lembro-me de idade também ser um desafio, afinal, quando começamos cedo a sermos artistas, não somos capazes de ver as dificuldades que nos reservam na vida adulta“, revelou.

Webnovel: uma nova forma de literatura

Quando questionado sobre as diferenças entre as webnovels e outros gêneros literários, Kethen explicou: “A tradução de novel é ‘romance’, não novela. Romance é um gênero literário, não confundir com gênero ficcional romântico. No caso de webnovel, nada mais seria que ‘romance de internet’ ou ‘romance digital‘”.

O autor detalhou que, enquanto um romance convencional costuma ter cerca de 40 mil palavras, distribuídas em aproximadamente 130 páginas, as webnovels apresentam capítulos mais curtos, com média de 3 mil palavras. “O público brasileiro encontrou aí uma facilidade de leitura. É uma escrita que dá para ser aproveitada até num ônibus cheio depois de um dia de trabalho“, afirmou.

Capacitação e o futuro das webnovels

Para quem deseja se aprofundar na arte da escrita criativa, Kethen aponta a escassez de cursos formais no Brasil. “Há poucas faculdades de escrita criativa. E, sim, se quer aprender a escrever, não é em Letras que deveria cursar, apesar de poder fazer mestrado para escrita criativa“, explicou. De acordo com ele, outra opção válida para quem deseja se especializar é procurar tutores e escritores já graduados, que oferecem cursos e serviços de mentoria.

Em 2021, Kethen fundou a Novel Brasil, uma comunidade dedicada à integração de leitores, tradutores e autores de webnovels. O projeto, considerado um dos maiores da América Latina, conta com mais de 11 mil membros e oferece cursos gratuitos para quem deseja se aprofundar no gênero. “A tutoria foi baseada nos meus cursos de escrita criativa e das oficinas de escrita que participei e estudei, como a oficina de close-reading, avançada e a francesa”, esclareceu.

Com mais de 2,7 milhões de leituras acumuladas em suas obras, Kethen afirma que sua iniciativa foi impulsionada pela crise provocada pela pandemia de COVID-19, que evidenciou a ausência de conteúdo nacional no segmento. “Foi depois da pandemia, em 2021, que coloquei em prática e busquei uma comunidade de escritores para iniciar minha ideia de uma escola digital que ensinasse sobre novels e webnovels, uma nova visão de escrita para os escritores que estavam acostumados com algo mais rústico e antiquado”, concluiu.

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Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

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