Balé Folclórico da Bahia traz espetáculo inédito a Goiânia; apresentação passou por 30 países

Turnê nacional celebra 37 anos de história da companhia reconhecida mundialmente

Balé Folclórico da Bahia fará apresentação em Goiânia (Foto Célia Santos)

O Balé Folclórico da Bahia (BFB) se apresenta em Goiânia, no dia 22 de outubro, no Teatro Rio Vermelho. O espetáculo “O Balé Que Você Não Vê” integra a turnê comemorativa dos 37 anos do grupo, que já passou por mais de 30 países e 300 cidades ao redor do mundo.

A circulação nacional, iniciada em agosto no MoviRio Festival, no Rio de Janeiro, percorre ainda Campinas, São Paulo, Franca, Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo. Esta é a primeira turnê da companhia viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do will bank.

Criado em 2022, o espetáculo marcou o retorno do BFB aos palcos após a pandemia. O diretor-geral e fundador Walson (Vavá) Botelho define a montagem como símbolo de resistência. “O Balé Que Você Não Vê reflete a nossa resistência. Ele foi montado e teve sua estreia mundial depois de mais de dois anos sem a companhia se apresentar. Foi um enorme desafio, mas também uma grande celebração”, afirma.

Balé Folclórico da Bahia destaca criações exclusivas

O público poderá assistir a três criações exclusivas: Bolero, de Carlos Durval; Okan, de Nildinha Fonseca; e 2-3-8, de Slim Mello. O repertório ainda inclui a consagrada obra Afixirê, coreografada por Rosângela Silvestre e reverenciada internacionalmente.

A exigência artística do grupo é acompanhada de intensa preparação. Além de dança afro-baiana, os bailarinos recebem formação em dança clássica, moderna e contemporânea, além de música, capoeira, canto e teatro. Vavá reforça a dificuldade de manter o nível técnico: “Poucas companhias de dança privadas sem patrocinador regular conseguem existir por tanto tempo, mantendo um nível de excelência técnica tão elevado e respeito do público e da crítica”.

O projeto de circulação, idealizado inicialmente para comemorar os 30 anos do Balé, só pôde ser concretizado sete anos depois. “O projeto dessa turnê nacional foi concebido para celebrar os 30 anos do Balé Folclórico da Bahia, mas só agora, sete anos depois, vamos realizar a turnê graças ao patrocínio do will bank, que abraçou nosso projeto e vai levar a companhia para três regiões do país”, explica Vavá.

Reconhecimento internacional

O apoio do will bank é celebrado pela instituição financeira como um compromisso com a valorização cultural. “Nós acreditamos na força da nossa cultura e fazemos questão de celebrar o que o Brasil tem de melhor. Apoiar o Balé Folclórico da Bahia, em sua primeira grande turnê pelo país, é a nossa forma de reconhecer e mostrar para todo mundo a potência que esse grupo construiu em 37 anos de muita história e talento”, declara Felipe Félix, CEO do banco digital.

O Balé é a única companhia profissional de dança folclórica do Brasil e acumula premiações relevantes. Em maio deste ano, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, honraria concedida pela Presidência da República e pelo Ministério da Cultura.

O reconhecimento também ultrapassa fronteiras. Em 2013, a prefeitura de Atlanta, nos Estados Unidos, instituiu 1º de novembro como o Dia do Balé Folclórico da Bahia. No mesmo ano, o grupo foi homenageado em Aného, no Togo, com o nome de uma rua.

Balé Folclórico da Bahia e sua história de resistência e legado cultural

Críticos renomados exaltam a força do espetáculo. Anna Kisselgoff, do The New York Times, escreveu: “O prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”. Para ela, o BFB consegue emocionar públicos de todas as idades em qualquer parte do mundo.

Sob direção artística de José Carlos Arandiba (Zebrinha) desde 1993, a companhia consolidou excelência técnica e interpretativa. Inspirado nas tradições populares da Bahia, o grupo construiu uma linguagem que preserva o folclore afro-baiano e o projeta em palcos internacionais.

“Seguramente, somos um dos principais embaixadores da cultura popular brasileira e afro-baiana para o mundo”, resume Vavá Botelho.

Com sede no Pelourinho, em Salvador, o Balé mantém temporada fixa no Teatro Miguel Santana, com apresentações semanais voltadas principalmente a turistas brasileiros e estrangeiros.

Turnê Balé Folclórico da Bahia (BFB) / "Espetáculo O Balé Que Você Não Vê"
Data: 22 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Rio Vermelho
Valor: a partir de R$ 75
Ingressos: site Sympla

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Pollyana Cicatelli
Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.