Nove navios farão mais de 200 roteiros envolvendo 18 destinos no Brasil e América do Sul
Começa nesta segunda-feira (04), a tão aguardada temporada de Cruzeiros 2024/2025 no Brasil. Ao longo de mais de 170 dias, nove navios percorrerão o litoral brasileiro, com uma oferta total de 862 mil leitos e mais de 200 roteiros planejados para 18 destinos turísticos. A expectativa do setor é que esta temporada supere a anterior, que movimentou R$ 5,2 bilhões e gerou cerca de 80 mil empregos, diretos, indiretos e induzidos.
Durante as escalas, os turistas terão a oportunidade de explorar as cidades litorâneas, injetando recursos na economia local e beneficiando pequenas e médias empresas do setor de turismo. O Ministério do Turismo aposta fortemente nos cruzeiros como parte de sua estratégia de desenvolvimento do setor, previsto no Plano Nacional de Turismo (PNT), que tem metas ambiciosas até 2027. “Os cruzeiristas contribuem certamente com o aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais, como previsto pelo nosso plano”, declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
De acordo com uma pesquisa da Cruise Lines International Association (CLIA) Brasil, a demanda pelo turismo em cruzeiros no país segue forte: 92% dos brasileiros entrevistados manifestaram interesse em repetir a experiência, e 87% deles afirmaram que voltariam aos destinos visitados em cruzeiros anteriores. Entre os destinos da temporada 2024/2025, destacam-se Angra dos Reis (RJ), Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ), Fortaleza (CE), Ilhabela (SP) e Recife (PE), entre outros.
O Brasil, com sua extensa costa de mais de 8 mil km, oferece um cenário privilegiado para o turismo marítimo. O ministro Sabino ressalta o potencial do país: “Estamos trabalhando para ampliar essa modalidade, inclusive atraindo visitantes estrangeiros para conhecer nosso litoral, aumentando a competitividade do Brasil em um segmento que, globalmente, movimenta US$ 155 bilhões e gera 1,2 milhão de ativos.”
A abertura da temporada terá sua estreia em Salvador (BA), com o navio Seaview, que partirá rumo a Santos (SP). Além de Salvador, o país contará com cinco portos de embarque e desembarque: Itajaí (SC), Maceió (AL), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), distribuindo turistas pelo país até o encerramento da temporada, em 24 de abril.
Companhias marítimas de renome internacional também reforçam o Brasil como um destino privilegiado na América do Sul, com mais de 30 navios de longo curso realizando paradas em 40 cidades distribuídas por estados como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Rio Grande do Norte. “A indústria de cruzeiros trabalha para manter sua curva de crescimento no país e na América do Sul, impactando positivamente a cadeia produtiva do turismo, que inclui desde o comércio local até hotelaria e passeios turísticos”, destacou Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Para coroar o início da temporada, o Brasil foi eleito pelo terceiro ano consecutivo como o “Melhor Destino para Cruzeiros da América do Sul” pelo World Travel Awards (WTA), conhecido como o “Oscar do Turismo”. A premiação regular destinos de destaque e é decidida por meio de votação online.
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Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
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