Veterinários alertam para os perigos da teobromina, substância tóxica presente no chocolate, mesmo em pequenas quantidades
Apesar de parecer inofensivo, o chocolate pode ser fatal para os cães, especialmente os de pequeno porte. A guloseima, tão apreciada por humanos, contém uma substância chamada teobromina, um alcaloide amargo semelhante à cafeína, altamente tóxico para os animais, como alerta a especialista Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News.
Veterinários explicam que a ingestão de 50 a 200 gramas de chocolate ao leite já pode causar a morte de cães com peso entre 5 e 20 quilos. Em casos mais graves, apenas 6 a 20 gramas de chocolate amargo – mais concentrado em teobromina – são suficientes para matar um animal do mesmo porte. O risco está diretamente ligado ao tipo e quantidade consumida. Entretanto, o ideal é evitar completamente.
Os efeitos da teobromina no organismo canino surgem geralmente horas após a ingestão. Os principais sintomas incluem vômitos, diarreia, hiperatividade, respiração acelerada, arritmia cardíaca, além de tremores musculares, convulsões, incontinência urinária e até coma. Em muitos casos, o tutor só descobre a causa da doença quando já é tarde demais.
O atendimento veterinário deve ser buscado com urgência. Em algumas situações, o profissional poderá induzir o vômito no animal para impedir a absorção da toxina. Também é possível usar métodos de desintoxicação específicos, conhecidos apenas pelos veterinários, para tentar reverter o quadro.
Manter uma alimentação correta e evitar compartilhar alimentos humanos com os cães é fundamental para preservar a saúde deles. “Escolher bem os alimentos para seu cão é ter certeza de que ele será sempre saudável. Lembre-se que em hipóteses nenhuma, devem ser estimulados neles hábitos de comer com os seus tutores, pois ele tem necessidades específicas em sua dieta”, afirma Vininha.
O ideal é oferecer apenas alimentos formulados para a nutrição canina, respeitando as necessidades específicas de cada raça e porte. Chocolates, doces e produtos industrializados devem ficar totalmente fora do alcance dos pets.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apaixonada por jornalismo musical, ambiental e político, tem interesse por diferentes culturas e idiomas. Além da redação, é também fascinada por fotografia e pelo universo do entretenimento da Coreia do Sul. Com pautas focadas no mundo da arte, do entretenimento e da cultura pop asiática, busca trazer leveza ao caos do dia a dia, além de promover o acesso à informação e gerar oportunidades para todos.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.