Comitê Olímpico Internacional oficializa criação dos Jogos Olímpicos de eSports

Anfitrião será o Reino da Arábia Saudita

Oficialização das Olimpíadas de eSports - (Foto: Comitê Olímpico Internacional)

Durante a 142ª sessão, realizada no último dia 23 de julho em Paris, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou oficialmente a criação dos Jogos Olímpicos de eSports, focados em competições virtuais em diversos jogos de videogame.

Com a oficialização, o anfitrião também foi escolhido, sendo o Reino da Arábia Saudita o primeiro país a sediar os jogos. O evento ocorrerá a cada dois anos, por um período de 12 anos, podendo ser alterado devido a divergências por parte do Conselho Executivo.

Arena onde foi realizado a Semana Olímpica de eSports, em Singapura, 2023 (Foto: Divulgação)
Arena onde foi realizado a Semana Olímpica de eSports, em Singapura, 2023 – (Foto: Divulgação)

Durante a votação, houve aprovação unânime para a criação da nova competição, sem um único voto negativo ou abstenção. O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, emitiu uma nota à imprensa: “Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de E-sports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de E-sports, representada na nossa Comissão de E-sports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens.”

Mais detalhes serão revelados no futuro, como os jogos que participarão da nova competição e a cidade que sediará a nova modalidade de jogos olímpicos. Por enquanto, ocorre na Arábia Saudita a “Copa Mundial de eSports” na cidade de Riyadh, com uma premiação total de US$ 60 milhões para os participantes vencedores dos eventos.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.