Natureza exuberante chama a atenção de turistas no município
Localizada a cerca de 160 km de Goiânia, Paraúna é um destino único em Goiás. Conhecida por suas paisagens impressionantes e formações rochosas que desafiam a imaginação, a cidade é um convite para quem busca aventura, tranquilidade e contato com a natureza.
Além de sua beleza, a cidade é reconhecida por seus mistérios e misticismos, pois abriga histórias que prometem impressionar qualquer visitante. Alguns moradores acreditam, inclusive, que antigas construções foram erguidas por Incas ou Maias.
Paraúna é famosa por suas formações geológicas e pela riqueza histórica. A Serra das Galés é um dos destaques, com esculturas naturais formadas por milhões de anos de erosão. Entre as mais conhecidas estão a Pedra da Tartaruga, o Lorde francês, os Três Magos, a Pedra da Índia e a Pedra do Cálice. O local é ideal para caminhadas e para admirar o pôr do sol.
Outra atração imperdível é a Ponte de Pedra, uma estrutura natural moldada pelo Rio Ponte de Pedra. O local, além de visualmente impressionante, é perfeito para quem gosta de explorar cavernas e observar formações de estalactites e estalagmites. Já a Muralha de Pedra, com mais de 80 km de extensão, é um aspecto natural que remete a antigas fortalezas.
O Parque Estadual de Paraúna também merece destaque. Com trilhas ecológicas e áreas para banho, o parque combina biodiversidade e história, com vestígios destruídos que indicam a presença de civilizações antigas.
A culinária em Paraúna é simples, mas repleta de sabor. Restaurantes e lanchonetes locais valorizam ingredientes frescos e receitas tradicionais:
Além de produzir vinhos e sucos premiados, a Vinícola Serra das Galés oferece uma experiência completa de enoturismo em Goiás. Os visitantes de Paraúna podem explorar as instalações e aprender sobre o processo de produção dos vinhos, desde o trabalho até o envelhecimento em bairros de carvalho francês.
Assim como em boa parte do estado de Goiás, o clima em Paraúna tem dois períodos definidos: o chuvoso, de novembro a março, e o seco, de abril a outubro. Para aproveitar ao máximo as belezas naturais e as trilhas, os meses de abril a junho são ideais, com menor probabilidade de chuvas.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.