Destinos vencedores do TOP 100 Stories 2024 foram divulgados com resultados inédito para o Brasil
O Brasil ganhou destaque internacional ao ter 14 destinos premiados por suas boas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social no concurso TOP 100 Stories, organizado pela prestigiada Green Destinations, da Holanda. O concurso, realizado anualmente desde 2014, seleciona iniciativas inovadoras em turismo que superam desafios em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social. Na edição de 2024, foram inscritas mais de 190 histórias de 90 países.
O anúncio dos vencedores aconteceu nesta terça-feira (15), durante a Conferência Global Green Destinations 2024, em evento online. Entre os destinos brasileiros premiados estão seis cidades de Santa Catarina – Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias –, três do Rio Grande do Norte – Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul – , três de Pernambuco – Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré, além de Barão de Cocais (MG) e Bodoquena (MS). O resultado supera a marca de 2022, quando 10 destinos brasileiros foram premiados.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, celebrou a conquista e ressaltou a importância do reconhecimento internacional. “O turismo é uma ferramenta vital para construir um mundo mais responsável e sustentável. O governo do presidente Lula está trabalhando em parceria com estados e municípios para qualificar nossos destinos, promovendo um turismo que respeite o meio ambiente, valorize a cultura local e gere emprego e renda para as comunidades”, afirmou Freixo.
Entre as iniciativas premiadas, o destaque vai para o projeto ‘Noronha Plástico Zero’ , que busca eliminar o uso de plástico planejado em Fernando de Noronha (PE), e o trabalho conjunto dos parques Eco Serrana e Serra da Bodoquena em Bodoquena (MS), focado não há desenvolvimento do ecoturismo e preservação ambiental.
Outro destaque é o incentivo à economia local e à geração de empregos . Em Penha (SC) , o circuito de trilhas ‘Caminhos do Pescador’ leva turistas para vivenciar a história dos pescadores da região, enquanto Barão de Cocais (MG) celebra as tradições mineiras com festivais da Quitanda e da Goiaba. Já em São Miguel do Gostoso (RN), a Feira Agroecológica e de Economia Solidária promove a agricultura familiar e o artesanato, além de empoderar as mulheres locais.
Para Rodrigo Cidade, diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (Idel), esse reconhecimento é um marco histórico para o Brasil. “Ter 14 destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma demonstração clara de que o Brasil está na vanguarda do turismo sustentável. O trabalho de cada um desses destinos mostra que é possível liderar um caminho mais consciente, onde o turismo serve tanto aos visitantes quanto às comunidades locais e ao meio ambiente ”, afirmou.
Além do reconhecimento global, os destinos brasileiros que integram o TOP 100 Stories concorrem ao prestigiado Green Destinations Stories Awards , com a cerimônia de premiação marcada para o ITB Berlin 2025, a maior feira de turismo do mundo, em Berlim, na Alemanha.
No ano anterior, o município de Tibau do Sul (RN) já havia conquistado o 1º lugar na categoria Comunidades Prósperas com a história ‘O Sorriso das Ostras’, que destacou o trabalho da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras ).
Os destinos inscritos no TOP 100 Stories são avaliados com base em 15 a 30 critérios de sustentabilidade, seguindo as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Após a participação, cada município recebe um relatório detalhado com pontos fortes e áreas de melhoria.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.