Ator interpreta personagem complexo
José de Abreu retorna aos palcos após mais de dez anos longe do teatro, encarnando um personagem denso e profundamente humano na peça “A Baleia”. O espetáculo será apresentado no Teatro Goiânia, de 11 a 14 de setembro.
A montagem brasileira, dirigida por Luís Artur Nunes, é baseada na obra do dramaturgo norte-americano Samuel D. Hunter, e traz à cena temas como intolerância, reconexão, culpa e empatia, sob o olhar sensível de um texto elogiado pela crítica internacional. A peça marca o reencontro do ator com os palcos desde 2013, quando atuou em “Bonifácio Bilhões”, de João Bethencourt.
No papel principal, José de Abreu vive um professor recluso, com obesidade severa e que tenta restaurar os laços com sua filha. O espetáculo toca profundamente o público ao retratar fragilidades humanas com intensidade e respeito.
A história, que ganhou projeção mundial após sua adaptação para o cinema em 2022, foi transformada em filme por Darren Aronofsky e deu a Brendan Fraser o Oscar de Melhor Ator em 2023. A atuação comoveu o mundo ao mostrar um homem que vive o luto.
A dramaturgia original preserva esse tom emocional, abordando afetividade, identidade e religião de forma realista e profunda. “A peça nos fala de intolerância religiosa, homofobia, culpa, reconexão e empatia, sempre a partir de personagens humanos, complexos e cheios de contradições. É um material encharcado de emoção, e foi impossível não encarar esse desafio”, afirma o diretor Luís Artur Nunes.
Zé de Abreu e Nunes já trabalharam juntos em outras produções teatrais marcantes, como “Fala, Zé!” (2006) e “A Mulher Sem Pecado” (2000). “Foi um verdadeiro presente receber esse texto. “Eu já havia gostado muito do filme, mas me apaixonei pelo texto teatral de Samuel D. Hunter. A dramaturgia é de excelência, construída no modo realista, mas com uma estrutura de grande modernidade. ‘A Baleia’ não segue uma linha narrativa tradicional, é uma espécie de narrativa em mosaico, cujos fragmentos se articulam num todo surpreendentemente coerente”, diz o diretor.
Para dar vida ao protagonista de quase 300 quilos, Zé de Abreu passa por uma caracterização detalhada, utilizando um figurino com enchimento e sistema de climatização, criado por Carlos Alberto Nunes, da Unirio. O elenco conta ainda com Luisa Thiré, Gabriela Freire, Eduardo Speroni e a participação especial de Alice Borges.
A ambientação é completada por um time criativo de peso: Bia Junqueira assina o cenário, Mona Magalhães é responsável pelo visagismo, Maneco Quinderé cuida da iluminação e a trilha sonora é de Federico Puppi.
O espetáculo conta com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da CAIXA Residencial, empresa que tem investido em projetos que promovem acesso à cultura e valorizam experiências artísticas com impacto social por todo o Brasil.
SE LIGA
Espetáculo A Baleia
Local: Teatro Goiânia
Datas: de 11 a 14 de setembro
Horários: 20h30 (quinta-feira, sexta e sábado) e às 18 horas (domingo)
Valor: a partir de R$ 50
Ingressos: site Sympla
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.