Filme debate a valorização da medicina natural e o papel do sistema de saúde pública na integração desses saberes
A riqueza dos saberes tradicionais e o poder das plantas medicinais do cerrado ganham destaque no documentário “Maria Luiza: Entre Raízes e Saberes“, dirigido por Vincent Glen Gielen. A produção será lançada no dia 11 de fevereiro, às 20h, no Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás, com entrada gratuita.
O filme acompanha a história de Maria Luiza, guardiã de saberes ancestrais e referência na medicina popular em Goiás. Sua trajetória é marcada por décadas de dedicação à promoção da saúde por meio do uso de plantas medicinais. A obra revela sua relação profunda com a natureza e sua missão de compartilhar conhecimento com comunidades rurais, ensinando técnicas para a produção de medicamentos fitoterápicos.
Para além do resgate cultural e do registro de práticas tradicionais, o documentário propõe um debate sobre a valorização da medicina natural e o papel do sistema de saúde pública na integração desses saberes.
Nascida na região rural de Itaberaí (GO), Maria Luiza atua há mais de 35 anos na difusão do conhecimento sobre o uso terapêutico das plantas medicinais. Sua atuação à frente da Casa do Agricultor e da Pastoral da Saúde fortalece o acesso da população a produtos fitoterápicos e saberes tradicionais. O reconhecimento de sua contribuição à cultura e à saúde comunitária veio em 2023, quando foi homenageada no 23º Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA).
Maria Luiza: Entre Raízes e Saberes foi contemplado no EDITAL Nº 4/2023 – LEI PAULO GUSTAVO para produção de documentários e minidocumentários.
Ficha Técnica de “Maria Luiza: Entre Raízes e Saberes”
Direção: Vincent Glen Gielen
Direção de Fotografia: Elder Patrick dos Santos Queiroz
Produção Geral: Vivianne Pereira dos Santos Santana
Produção Executiva: Lak Shamra
Operação de Câmera: Alexandre Alves Ferreira
Assistência de Produção: Gabriel Leão
Som Direto: Gabriel Antônio Pereira Tavares
Still e Making Of: Rafael Noleto
Assessoria de Comunicação: Mari Magalhães
Gestão de Mídias Sociais: Rosilene Braga
Edição: Marina Carolina Coelho Gonçalves
Design de Som e Trilha Sonora: César Rodriguez
Assistência de Direção: Carminha Lombardi
Design Gráfico: Eliezer França
Arte Cartaz: Francisco Veiga
Este conteúdo é de total responsabilidade de seu colunista, que colabora de forma independente com o portal Gazeta Culturismo. Portanto, a Culturismo Comunicação Ltda não se responsabiliza pelos materiais apresentados por este autor.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Mari Magalhães é jornalista, roteirista, assessora de imprensa e fotodocumentarista com mais de 10 anos de atuação na cultura goiana Seu foco está voltado para novos talentos da música urbana contemporânea, cinema e atividades da cena underground. Contato:[email protected]
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.