Com temas importantes como educação climática e antirracismo, as ilustrações dos livros estão entre os indicados
A Inteligência Educacional, uma editora goiana consolidada no mercado educacional e com atuação em todo o Brasil, celebra a indicação de dois de seus livros escolares na categoria de Ilustrações no Prêmio Jabuti Acadêmico. O Prêmio Jabuti, considerado o mais prestigiado prêmio literário do país pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), expandiu-se para incluir reconhecimento nas áreas científica, técnica e profissional.
O livro “Oceano,” parte da coleção “Educação Climática com a Turma do Pererê,” é um dos finalistas na categoria de Ilustrações. As ilustrações, criadas pelo renomado cartunista Ziraldo, são exclusivas para essa coleção. Os autores Eduardo Carvalho, curador de exposições, consultor de sustentabilidade e jornalista, e Eduardo Quintanilha, editor e escritor com vasta experiência na produção de materiais didáticos, desenvolveram o livro para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A obra oferece recursos tanto para estudantes quanto para professores, promovendo a educação climática por meio de ações que envolvem escola e família.
“A obra Oceano, como finalista na categoria Ilustração do Prêmio Jabuti Acadêmico, reforça a importância acadêmica desta coleção e o empenho da equipe na sua produção. A Turma do Pererê, com as ilustrações inconfundíveis de Ziraldo, continua a cativar crianças com seu carisma e sua mensagem de cuidado com a natureza, atual após 65 anos. A indicação ao prêmio nos enche de alegria e destaca a relevância da coleção Educação Climática com a Turma do Pererê”, afirma Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo.
Outro livro indicado é “Dandara, Muito Além dos Palmares,” parte da coleção “Afroletramento”. Com ilustrações em aquarela da artista plástica angolana e ilustradora Francisca Nzenze de Meireles, o “Afroletramento” aborda temáticas da história e cultura afro-brasileira e africana. A obra destaca a importância da cultura negra na formação da sociedade e contribui para ampliar o debate e a conscientização sobre sua relevância.
Para Francisca, a indicação a um prêmio oferece visibilidade aos autores negros, especialmente àqueles que promovem a causa antirracista nas escolas brasileiras. “É uma experiência verdadeiramente inspiradora. Todos nós, que estamos envolvidos no projeto Afroletramento, nos sentimos motivados e encorajados a continuar contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, completa.
Com as indicações, a editora Inteligência Educacional se destaca como a única editora goiana a ser indicada ao Prêmio Jabuti desde sua criação em 1958, figurando entre as cinco obras de autores goianos já indicadas para esse prêmio. Entre os vencedores anteriores em Goiás, destacam-se a poetisa e contista Cora Coralina, premiada como “Melhor Livro de Ficção” com “Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha,” e Bernardo Elis, autor dos contos “Veranico de Janeiro” e do romance “O Tronco.”
A cerimônia de premiação dos vencedores de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico está marcada para a próxima terça-feira (06), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP).
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.