Com temas importantes como educação climática e antirracismo, as ilustrações dos livros estão entre os indicados
A Inteligência Educacional, uma editora goiana consolidada no mercado educacional e com atuação em todo o Brasil, celebra a indicação de dois de seus livros escolares na categoria de Ilustrações no Prêmio Jabuti Acadêmico. O Prêmio Jabuti, considerado o mais prestigiado prêmio literário do país pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), expandiu-se para incluir reconhecimento nas áreas científica, técnica e profissional.
O livro “Oceano,” parte da coleção “Educação Climática com a Turma do Pererê,” é um dos finalistas na categoria de Ilustrações. As ilustrações, criadas pelo renomado cartunista Ziraldo, são exclusivas para essa coleção. Os autores Eduardo Carvalho, curador de exposições, consultor de sustentabilidade e jornalista, e Eduardo Quintanilha, editor e escritor com vasta experiência na produção de materiais didáticos, desenvolveram o livro para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A obra oferece recursos tanto para estudantes quanto para professores, promovendo a educação climática por meio de ações que envolvem escola e família.
“A obra Oceano, como finalista na categoria Ilustração do Prêmio Jabuti Acadêmico, reforça a importância acadêmica desta coleção e o empenho da equipe na sua produção. A Turma do Pererê, com as ilustrações inconfundíveis de Ziraldo, continua a cativar crianças com seu carisma e sua mensagem de cuidado com a natureza, atual após 65 anos. A indicação ao prêmio nos enche de alegria e destaca a relevância da coleção Educação Climática com a Turma do Pererê”, afirma Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo.
Outro livro indicado é “Dandara, Muito Além dos Palmares,” parte da coleção “Afroletramento”. Com ilustrações em aquarela da artista plástica angolana e ilustradora Francisca Nzenze de Meireles, o “Afroletramento” aborda temáticas da história e cultura afro-brasileira e africana. A obra destaca a importância da cultura negra na formação da sociedade e contribui para ampliar o debate e a conscientização sobre sua relevância.
Para Francisca, a indicação a um prêmio oferece visibilidade aos autores negros, especialmente àqueles que promovem a causa antirracista nas escolas brasileiras. “É uma experiência verdadeiramente inspiradora. Todos nós, que estamos envolvidos no projeto Afroletramento, nos sentimos motivados e encorajados a continuar contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, completa.
Com as indicações, a editora Inteligência Educacional se destaca como a única editora goiana a ser indicada ao Prêmio Jabuti desde sua criação em 1958, figurando entre as cinco obras de autores goianos já indicadas para esse prêmio. Entre os vencedores anteriores em Goiás, destacam-se a poetisa e contista Cora Coralina, premiada como “Melhor Livro de Ficção” com “Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha,” e Bernardo Elis, autor dos contos “Veranico de Janeiro” e do romance “O Tronco.”
A cerimônia de premiação dos vencedores de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico está marcada para a próxima terça-feira (06), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP).
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.