Opção de transporte oferece agilidade e segurança
Viajar de pelas ferrovias da Europa é uma forma prática e acessível de explorar o continente, além de ser uma grande oportunidade para conhecer locais históricos e arquitetônicos únicos, com bons preços. As estações de trem na Europa são verdadeiros monumentos, combinando beleza, história e funcionalidade.
No coração de Londres, a estação, construída em 1861 pelo arquiteto George Gilbert Scott, impressiona pelo estilo gótico vitoriano. Reformada em 2007, abriga o icônico Midland Grand Hotel e é o terminal dos trens Eurostar de alta velocidade. Conectada ao metrô londrino, é um verdadeiro marco histórico.
Combinando os estilos Art Nouveau e Art Déco, a estação reflete o modernismo do século XX. Inaugurada em 1931, se destaca pelas cúpulas de aço e cristal e pelos painéis de azulejos que representam cidades italianas e capitais europeias.
Reformada em 2009 pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a estação de trem é um ícone da modernidade na Europa, com estruturas que mesclam ferro e vidro. É uma das mais fotografadas de Liège e um marco arquitetônico da Bélgica.
Construída em 1905, a estação combina três estilos arquitetônicos: Art Nouveau, neorenascentismo e neobarroco. Localizada na região flamenga, é uma joia arquitetônica que encanta os visitantes.
Em Madrid, esta estação se destaca pelo jardim interno de 4 mil metros quadrados, com cerca de 500 espécies de plantas. Além disso, oferece uma infraestrutura completa com lojas, restaurantes e até uma balada.
Construída em 1889 sobre ilhas artificiais, a estação reflete o estilo neorrenascentista holandês. Projetada por Pierre Cuypers, conecta a Holanda ao resto da Europa e é um ponto estratégico para trens, metrôs e bondes.
Famosa pelo formato de bumerangue, a estação de trem é moderna e funcional. Oferece uma ampla infraestrutura, sendo um grande destaque na Europa. O local conta com supermercados, opções gastronômicas e estacionamento para 5 mil bicicletas, além de abrigar a primeira estação de metrô do país.
Inaugurada em 1917, é um marco da Art Nouveau em Valência. Com vitrais coloridos e mosaicos vibrantes, homenageia as laranjas, símbolo da cidade, por meio de esculturas e pinturas que decoram sua estrutura.
Após ser renovada pelo arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser para a Expo 2000, a estação ganhou notoriedade pela estética única, combinando funcionalidade e design artístico.
Eleita a mais bonita da França, essa estação gótica, inaugurada em 1908, impressiona com sua torre de relógio de 30 metros, remetendo a uma catedral. É um símbolo de elegância e história.
Param quem é apaixonado por arquitetura ou viagens, o aplicativo RailClick pode facilitar a jornada. Ele reúne passagens das principais companhias de trem da Europa, como Trenitalia, DB, Renfe, SNCF, SBB, Lyria e Eurostar.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.