Filme brasileiro “No Silêncio” disputa prêmio em festival de cinema nos Estados Unidos

Longa de Alexandre Britto será exibido no Montgomery International Film Festival, no Alabama

Filme 'No Silêncio' / Ator Evandro Miúdo interpretando Eduardo Porto (Foto: Karen Gadret)

O suspense psicológico “No Silêncio”, dirigido por Alexandre Britto, foi selecionado para o 7º Montgomery International Film Festival (MIFF), realizado no Alabama (EUA). A produção, que já acumula cinco prêmios em festivais da América Latina e da Europa, chega agora aos Estados Unidos para disputar a premiação entre os dias 15 e 20 de setembro.

A estreia em solo norte-americano acontece na mostra competitiva internacional, que reúne dez categorias avaliadas por um júri de destaque. Entre os jurados está o renomado produtor francês Marc Baschet, vencedor do Oscar com No Man’s Land e indicado anteriormente por Before the Rain.

“No Silêncio” também concorre no Festival Cine Curta POA, em Porto Alegre

Ainda em setembro, o filme também chega ao Festival Cine Curta POA, em Porto Alegre, onde disputa doze categorias nacionais. As sessões acontecerão na Casa de Cultura Mário Quintana, de 25 a 28 do mês.

Tanto em Montgomery quanto na capital gaúcha, o critério de seleção privilegia obras autorais e de linguagem inovadora, exatamente o perfil do longa de Britto. “Festival de cinema de arte, de inovação, é algo que realmente não imaginava quando escrevi o roteiro e decidi dirigir – foquei muito no conceito e na linguagem do filme. Queria um filme que prendesse o público, que fizesse refletir, mas que o público tivesse que ativamente ir montado a história na própria cabeça. Não subestimo o público, nada é mastigado. Apesar de ter estudado estruturas clássicas como Sid Field, Doc Comparato, Robert Mackee, Campbell, e seus pensamentos estruturais e de narrativa, em ‘No Silêncio’ lembrei também de Aristóteles levando a tensão ao máximo e desconstruindo algumas dessas estruturas, onde cada cena fora da locação principal potencializasse e instigasse ao máximo a história e quem assiste. O filme é projetado na tela, mas é o público com sua imaginação que projeta e constrói o que aconteceu naquela madrugada ficcional em sua própria mente – essa foi uma das diversões ao estruturar esse roteiro”, contou o cineasta.

A trama gira em torno do diretor Eduardo Porto, interpretado por Evandro Miúdo, que vê sua equipe de filmagem envolvida em um conflito após uma agressão vinda do pai de uma atriz. O elenco conta ainda com Clarice Alves, Nathália Silveira, Roberta Bahia, Felipe Coelho, Vitor Sampaio, Fernando Neves, Gabriel Quintella, Luiz Felipe Nagy e Raymundo de Souza.

Reconhecimento no Brasil

Antes de cruzar o oceano, “No Silêncio” já havia vencido o prêmio de melhor longa por voto popular na Mostra Brasileira de Cinema de Rua. Em Goiânia, foi exibido na 16ª Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, a convite do crítico Lisandro Nogueira.

Após a exibição, o diretor Alfredo Manevy, responsável pelo premiado “Lupicínio Rodrigues, confissões de um sofredor”, afirmou: “Você tem uma das cenas mais fortes que já assisti no cinema. Seu filme não tem concessões”.

A repercussão também chegou às redes sociais. A roteirista Ana Maria Moretzsohn destacou: “Roteiro, direção, atuação e mise-en-scène, tudo pulsa com sensibilidade e originalidade”.

Para Alexandre Britto, o alcance internacional comprova o poder de conexão da obra: “Nosso filme tem sido exibido em diferentes culturas, países e continentes. O cinema cria essas conexões através da arte dos festivais”.

Trajetória de Alexandre Britto, diretor do filme “No Silêncio”

Ator de formação, Britto interpretou o Governador Valadares na novela “Amor Perfeito”, da Globo, e atua no longa “A Vida de Cada Um”, de Murilo Salles, que estreia no Festival do Rio em outubro de 2025. “Murilo é um querido e ter sido dirigido por ele foi uma experiência incrível pra mim”, disse.

Enquanto filma novos projetos, ele celebra a repercussão de seu primeiro longa como diretor. “Desde a estreia de ‘No Silêncio’, muitas portas estão se abrindo. Quero partir para um próximo filme, mas sei que ainda tem muita coisa pra acontecer com nosso longa.”

A produção é assinada pela Visom Digital, de Carlos de Andrade, em parceria com o Laboratório Alexandre Britto.

Assista ao trailer de “No Silêncio”:

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.