Iniciativa federal busca reduzir filas no sistema público de saúde
Goiânia receberá, no dia 6 de agosto, às 17h, o evento para ampliar o acesso a médicos especialistas no SUS. O “Conectando Forças pela Saúde”, que vai reunir autoridades da saúde na sede da FEHOESG, acontecerá no Setor Jaó. A ação marca a chegada ao estado do programa “Agora Tem Especialistas – Da consulta ao tratamento”, lançado pelo Governo Federal. A proposta é reduzir as filas e garantir mais acesso a especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, permite que clínicas, hospitais e laboratórios privados atendam pacientes do SUS e, em troca, abatam dívidas tributárias com a União. O modelo prevê que até R$ 2 bilhões por ano possam ser utilizados para esse tipo de compensação fiscal, dependendo do valor devido.
O evento é promovido pelo SINDILABS-GO, FEHOESG e CNSaúde, que pretendem envolver lideranças públicas, privadas e filantrópicas para impulsionar a adesão da proposta em Goiás. A presidente da FEHOESG e do SINDILABS-GO, Christiane do Valle, será responsável pela mediação do debate.
Entre os convidados para a apresentação estão Breno Monteiro, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Lucas Vasconcellos, superintendente estadual do Ministério da Saúde; e Luís Pellizzer, secretário municipal de Saúde de Goiânia. Eles vão explicar o funcionamento do programa e as vantagens para instituições públicas e privadas.
O modelo permite a participação de entidades inadimplentes, que podem converter parte de seus débitos em créditos pela prestação de serviços ao SUS. Já organizações sem dívidas também podem aderir de forma voluntária, gerando créditos para pagar tributos ou futuros compromissos fiscais.
As especialidades prioritárias incluem oncologia, cardiologia, ginecologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. O programa ainda busca o credenciamento de unidades privadas filantrópicas, como forma de agilizar diagnósticos e tratamentos para pacientes que hoje esperam por vagas na rede pública.
De acordo com os organizadores, a proposta é formar uma força-tarefa entre setores para garantir a eficácia do “Agora Tem Especialistas” em Goiás. “Unir forças entre o setor público, privado e filantrópico para garantir a efetiva implementação do programa em Goiás” é, segundo os responsáveis, o principal propósito do evento.
Com isso, espera-se descentralizar a oferta de atendimentos especializados, ampliar a capacidade de resposta do SUS e estabelecer um modelo mais eficiente e sustentável para o cuidado com os pacientes.
A expectativa é de que a adesão ao programa proporcione benefícios tanto para a população, que terá acesso mais rápido a exames e consultas, quanto para as instituições, que poderão regularizar suas pendências fiscais enquanto contribuem com a saúde pública.
SE LIGA
Conectando Forças pela Saúde
Data: 06/08 (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Sede da FEHOESG – Rua J-2, Quadra 08, Lote 09 – Setor Jaó, Goiânia-GO
Confirmação de presença para participantes: (62) 3223-1493
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.