Goiás conquista prêmio global de inovação em educação com projeto de inteligência artificial

Reconhecimento no AI & Edu Summit, do MIT, destaca uso da tecnologia para transformar salas de aula

Goiás conquista prêmio global de inovação em educação com projeto de inteligência artificial

O Governo de Goiás recebeu nesta quarta-feira (1º), na Califórnia, o prêmio Hackathon do AI & Edu Summit – MIT, durante o evento Education Leader Series, promovido pelo Google. O reconhecimento internacional destacou a inovação do projeto NetEscola+, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).

Na apresentação feita aos jurados, a equipe goiana mostrou como a inteligência artificial tem sido aplicada para apoiar o desempenho dos estudantes. O vídeo exibido destacou o uso da plataforma em uma escola de Anápolis, participante do programa GoiásTec, onde alunos puderam demonstrar na prática as funcionalidades.

A coordenadora pedagógica Daniela de Souza, do GoiásTec, avaliou o impacto da iniciativa. “O NetEscola+ traz para os nossos estudantes o reforço escolar. Estou muito feliz em conhecer as funcionalidades e apresentar aos nossos alunos”, disse.

A estudante Nicole Rodrigues, da Escola Estadual de Educação no Campo João Gomes, em Lagolândia, reforçou a utilidade da ferramenta no dia a dia. “É bastante prática para os estudantes e vai ajudar muito no reforço escolar”, afirmou.

Goiás e o reconhecimento internacional em AI

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, celebrou a conquista e atribuiu o prêmio ao esforço contínuo em tecnologia e equidade na rede estadual. O superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc Goiás, Bruno Marques, apresentou o projeto para uma plateia com representantes de mais de dez países e ressaltou o alcance da inovação.

“É um importante reconhecimento que posiciona o estado na vanguarda da educação global. A premiação valida a estratégia de Goiás em utilizar a tecnologia, como a inteligência artificial, para promover a inovação com propósito no ensino”, destacou.

Como funciona o NetEscola+ ?

A plataforma utiliza inteligência artificial para analisar resultados individuais dos estudantes e montar planos de estudo personalizados. A solução está alinhada à Matriz de Habilidades e ao Documento Curricular de Goiás, além de se integrar ao YouTube para o uso de vídeos já disponíveis do programa GoiásTec.

Outro diferencial é a geração de quizzes baseados no material do projeto Revisa Goiás, recurso que estimula engajamento e torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.