Feira de artesanato tem entrada gratuita e trabalhos de mais de 100 artesãos
Nos dias 9 e 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, acontece a 9ª edição da Goiás Feito à Mão. A feira de artesanato funciona este ano das 12h às 18h no sábado, e das 10h às 16h no domingo, e reúne mais de 100 artesãos de todo o estado de Goiás, com 52 estandes, palestras, apresentações musicais e outras atrações para o público. Além disso, o evento contará com a participação de profissionais vindos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.
A Goiás Feito à Mão é promovida pelo Governo de Goiás, em parceria com o Goiás Social e a Secretaria da Retomada, a fim de valorizar o mercado de artesanato goiano e promover a troca cultural entre os estados. Os tradicionais bancos em formato de animais produzidos por artesãos do Mato Grosso, os trabalhos em capim dourado do Tocantins e as peças em madeira e cerâmica do Mato Grosso do Sul inspiradas na fauna do Cerrado estão entre os principais destaques da edição.
Nos 52 estandes presentes, o público terá a chance de conferir uma grande diversidade de produtos, entre eles joias em prata, cristais, produções indígenas, peças em cerâmica e madeira, bordados e muito mais. Para quem estiver afim de colocar a mão na massa e aprender a reproduzir alguns trabalhos, a programação inclui também oficinas gratuitas e abertas ao público. Serão aulas de arranjos, cartões de fibras, folhas do Cerrado e flores de palha de milho.
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) marca presença com seu estande de bordados tradicionais, onde todo o valor arrecadado com as vendas é direcionado a famílias em vulnerabilidade socioeconômica do estado. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) também participa com artesanato feito pelas comunidades originárias que vivem em Goiás. Na parte da alimentação, o Sebrae Goiás comanda uma praça repleta de sabores típicos da gastronomia goiana.
A programação musical do sábado (9) se inicia às 13h, com o cantor de Música Popular Brasileira (MPB) Guilherme de Castro. Às 14h, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) domina o palco com uma apresentação emocionante. No domingo (10), é o grupo Família Guerra quem inicia as apresentações, às 11h, e também cantam MPB. Em seguida, às 14h, o Duo de Cordas Gustav Hitter se apresenta, seguido da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), às 15h.
Já as palestras acontecem apenas no sábado (9), a partir das 15h, com o diretor de Promoção das Culturas Tradicionais e Populares do Ministério da Cultura, Sebastião José Soares, que ministra sobre “O valor da arte popular como expressão da cultura e identidade de um povo”. Às 16h, a coordenadora-geral do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Loureiro Ellery, discute “As diretrizes da Portaria nº 1.007 que formam a Base Conceitual do Artesanato”.
A feira Goiás Feito à Mão tem ainda o apoio das secretarias de Cultura (Secult), Esporte e Lazer (Seel), Desenvolvimento Social (Seds), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), OVG, Saneago e Sebrae Goiás. A entrada é totalmente gratuita em ambos os dias de realização.
SE LIGA
Goiás Feito à Mão - 9ª Edição
Data: 9 e 10 de agosto
Horário: sábado - de 12h às 18h; domingo - de 10h às 16h
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Goiânia - GO)
Valor: gratuito
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apaixonada por jornalismo musical, ambiental e político, tem interesse por diferentes culturas e idiomas. Além da redação, é também fascinada por fotografia e pelo universo do entretenimento da Coreia do Sul. Com pautas focadas no mundo da arte, do entretenimento e da cultura pop asiática, busca trazer leveza ao caos do dia a dia, além de promover o acesso à informação e gerar oportunidades para todos.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.