Campanha Agosto Dourado vai envolver todos os municípios goianos com ações de apoio às mães e incentivo ao aleitamento materno
O Governo de Goiás iniciou uma grande mobilização para incentivar mães a amamentarem exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida. A ação integra a Campanha Agosto Dourado, que se estende até o fim do mês e conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e prefeituras municipais.
O calendário também inclui o 2º Workshop Aleitamento Materno: Possibilidades, Contradições e Barreiras, agendado para 28 de agosto. “O aumento da prevalência da amamentação constitui uma das prioridades da gestão estadual”, afirma o secretário de Saúde, Rasível Santos.
Segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (2019), 60,3% das crianças brasileiras menores de dois anos são amamentadas, com destaque para o Centro-Oeste, que atinge 63,1%. No caso do aleitamento materno exclusivo até os quatro meses, a média nacional é 59,7%, ainda abaixo da meta de 70% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A SES-GO reforça a importância da amamentação com o projeto Rede Nascer em Goiás, que busca reduzir a mortalidade materna e infantil. “Esse programa prevê a assistência integral às gestantes e aos recém-nascidos em toda a rede de saúde, com o acompanhamento e orientações contínuas às mães sobre a importância da amamentação e os cuidados imprescindíveis à saúde do bebê”, diz o secretário.
O leite materno fornece todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil, fortalece o sistema imunológico e protege contra doenças. Para as mães, auxilia na recuperação pós-parto, reduz o risco de câncer de mama e fortalece o vínculo afetivo com o bebê.
Para garantir o alcance da campanha, a SES-GO solicitou a participação ativa de gestores municipais. “Fizemos uma reunião no dia 23 de julho com a participação de 180 gestores e profissionais de saúde, onde solicitamos o apoio para a conscientização sobre a amamentação”, relata Santos.
O encerramento da Campanha Agosto Dourado será marcado pelo 2º Workshop Aleitamento Materno, que reunirá profissionais da SES-GO e das prefeituras no auditório da Escola de Saúde de Goiás. Entre os temas debatidos estarão a Rede Nascer e os desafios para manter o aleitamento materno.
A estrutura da SES-GO inclui o Banco de Leite Humano, no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu). O local coleta e doa leite materno para mães que enfrentam dificuldades na amamentação, sendo essencial para a sobrevivência de bebês prematuros e de baixo peso. De janeiro a julho deste ano, foram coletados 915 litros de leite no estado.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.