Goiás irá destacar rotas como Caminho Goyazes e Caminho de Cora Coralina
São Paulo se prepara para receber, entre os dias 14 e 17 de novembro, a terceira edição do Congresso Brasileiro de Trilhas, evento que tem como foco a estruturação de percursos terrestres no Brasil. Organizado pela Rede Brasileira de Trilhas e com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), o congresso será realizado na capital paulista, após edições anteriores em Goiânia e sua estreia no ano de 2022.
O evento promete atrair uma audiência de governantes, ambientalistas, gestores de unidades de conservação, empreendedores e peregrinos, todos envolvidos em uma vasta programação que inclui palestras, workshops, discussões sobre políticas públicas e momentos dedicados ao networking.
A Goiás Turismo, que tem se destacado na promoção das trilhas goianas, levará ao congresso como tema central a evolução do Caminho Goyazes, um conjunto de três trilhas de longo curso: Caminho de Cora Coralina, Caminho do Planalto Central e Caminho dos Veadeiros. Juntas, essas rotas somam cerca de 1200 quilômetros, conectando a histórica Cidade de Goiás, no Oeste do Estado, a Cavalcante, no Nordeste goiano. O evento também será palco de uma discussão sobre os desafios enfrentados para a estruturação plena dessa rede de trilhas, com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente e de outros atores públicos, que compartilharão suas experiências e boas práticas.
Em relação à importância do evento, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirmou: “Nos orgulhamos de termos dado o pontapé inicial sendo o primeiro Estado a sediar o Congresso Brasileiro de Trilhas, em 2022. Desde a sua primeira edição, fazemos questão de estar presentes levando a nossa experiência na estruturação das trilhas de longo curso, bem como levantando o debate sobre os desafios que temos enfrentado para a sua consolidação.”
Entre os principais momentos da programação, Goiás Turismo terá a oportunidade de compartilhar experiências locais com os participantes de todo o Brasil. No dia 15 de novembro, às 9h, Eliane de Castro, do programa Águas de Cora, fará uma apresentação sobre como as trilhas podem ser ferramentas de recuperação ambiental. Já no dia 16, às 9h, o ultramaratonista Márcio Villar, que foi o primeiro atleta a percorrer os 1200 quilômetros do Caminho Goyazes, falará sobre a realização de eventos esportivos em trilhas de longo curso. Logo depois, às 10h15, Mateus Matos e Márcio Chapola, da Associação do Caminho dos Veadeiros, abordarão o thru hiking, prática de percorrer a totalidade das trilhas em uma única jornada.
No mesmo dia, às 16h30, a gerente de projetos da Goiás Turismo, Alexandrina Alves, discutirá a importância das políticas públicas para o desenvolvimento e consolidação das trilhas. Ela destacou: “É fundamental a participação de vários entes, públicos e privados, para o estabelecimento de uma trilha e da sua manutenção. Vamos levantar esse debate e também amadurecer aspectos necessários para a proposição de uma lei que contemple a evolução das trilhas no Estado.”
Além disso, Goiás Turismo estará presente com dois estandes no Espaço Trilhas: um deles será dedicado ao Caminho Goyazes, com informações sobre as rotas, melhores épocas para percorrê-las e outras dúvidas comuns. O outro estande apresentará as principais regiões turísticas de Goiás, convidando o público a conhecer a diversidade natural e cultural do Estado.
Goiás no cenário nacional das trilhas
Goiás é, atualmente, um dos principais polos de trilhas de longo curso no Brasil. Em 2017, o Governo de Goiás, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, idealizou o Caminho Goyazes. No ano seguinte, foi lançado o Caminho de Cora Coralina, a primeira trilha do mundo a divulgar poesias no seu trajeto. Além disso, em 2022, a Goiás Turismo foi responsável pela organização do primeiro Congresso Brasileiro de Trilhas, realizado em Goiânia, que se consolidou como o maior evento do segmento na América Latina.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.