Empresas e prestadores de serviços afetados poderão solicitar acesso à linha de financiamento especial, por meio do Novo Fungetur
Em uma ação para socorrer o setor de turismo afetado pelas recentes queimadas no Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) oficializou, no último dia 25 de outubro, a Portaria MTur nº 45, que disponibiliza recursos emergenciais através do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur). A medida visa auxiliar financeiramente os empreendedores e negócios turísticos que registaram prejuízos devido aos incêndios florestais, oferecendo linhas de crédito com condições diferenciadas.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância desse apoio emergencial para garantir a sobrevivência e recuperação do setor turístico nas regiões impactadas. “São recursos e excelentes prazos que ajudam a preservar os negócios e empregos locais e também contribuem para a recuperação das regiões impactadas, oferecendo condições especiais para que esses empreendimentos possam superar os danos causados pelas queimadas”, declarou o ministro.
A portaria permite que empresas e profissionais do setor solicitem prazos estendidos para o pagamento dos financiamentos, com carência de até 12 meses. Também há a possibilidade de suspender temporariamente o pagamento das amortizações, aliviando a caixa das empresas enquanto enfrentam os impactos das queimadas.
Para solicitar o benefício, os interessados precisam comprovar que operam em áreas com decretos oficiais de emergência ou calamidade pública, além de estarem devidamente cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Os agentes financeiros responsáveis pela gestão dos recursos do Novo Fungetur deverão avaliar e distribuir o crédito conforme a demanda das regiões atingidas.
Não é a primeira vez que o Ministério do Turismo utiliza o Novo Fungetur para prestar socorro ao setor turístico em situações de emergência. Em maio, a pasta liberou R$ 200 milhões em financiamento especial para o turismo no Rio Grande do Sul, após enchentes que causaram grandes danos. Na ocasião, o apoio financeiro foi fundamental para a retomada das atividades econômicas nas áreas afetadas.
Com a nova portaria, o governo reafirma o compromisso de apoiar o turismo em situações de crise, permitindo que negócios em regiões de grande atratividade natural possam continuar operando e contribuindo para o desenvolvimento econômico local, mesmo diante de desastres ambientais.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.