Idosos são os mais afetados com ‘golpe do amor’; veja dicas de prevenção

Especialista sugere cuidados para evitar fraudes

Geração boomer é alvo constante dos chamados 'golpes do amor' (Foto: Pexels)

Nos últimos anos, idosos têm sido alvo fácil de criminosos que se aproveitam da vulnerabilidade emocional para aplicar o chamado “golpe do amor”. Golpistas, fingindo ser celebridades, militares ou empresários, enganam suas vítimas por meio de redes sociais e aplicativos de relacionamento, levando-as a perdas financeiras expressivas.

Na última noite de Natal, um idoso viajou da Bahia para Goiânia para encontrar a mulher com quem conversava virtualmente há mais de um ano. Ao chegar ao local combinado, descobriu que havia caído em um golpe e que a suposta namorada simplesmente desaparecera.

Em outro caso, registrado em janeiro deste ano, uma idosa acreditou estar noiva do astro de Hollywood Brad Pitt e chegou a transferir R$ 180 mil para um criminoso que se passava pelo ator.

Como agem os criminosos para aplicar golpes em idosos

Os fraudadores iniciam o contato de forma discreta, geralmente por meio de redes sociais, aplicativos de relacionamento ou mensagens diretas. Com promessas de amor e carinho, conquistam a confiança das vítimas e, aos poucos, passam a solicitar dinheiro ou bens de valor. Em muitos casos, após a extorsão, desaparecem ou seguem fazendo chantagens emocionais.

O especialista em Cibersegurança Tiago Sabino alerta que a popularização da Inteligência Artificial (IA) tem tornado os golpes ainda mais sofisticados. “E agora com o boom da Inteligência Artificial (IA),  produzir fotos, falas e vídeos falsos, idênticos as de perfis  verdadeiros(deepfakes), ficou mais fácil, portanto, a cada dia, os golpes aumentam e se aperfeiçoam”, explica.

Veja como evitar o ‘golpe do amor’:

  1. Proteja seus dados: Evite compartilhar hábitos, rotinas ou informações pessoais e financeiras com desconhecidos, seja presencialmente ou digitalmente.
  2. Investigue antes de confiar: Pesquise o histórico do pretendente e, se necessário, peça ajuda de familiares ou especialistas.
  3. Encontros presenciais seguros: Nunca marque encontros em locais isolados ou distantes.
  4. Desconfie de exageros: Demonstrações de amor intensas e rápidas podem ser um alerta.
  5. Mantenha a relação na mesma plataforma: Evite migrar para outro aplicativo de mensagens a pedido do pretendente.
  6. Jamais envie dinheiro: Não transfira valores, compartilhe cartões ou envie objetos valiosos sob nenhum pretexto.
  7. Informe sua família: Converse com parentes sobre o relacionamento e busque apoio caso perceba algo estranho.
  8. Cuidado com arquivos e links: Nunca abra arquivos ou clique em links suspeitos enviados pelo suposto pretendente.
  9. Proteja sua intimidade: Não envie fotos ou vídeos íntimos, nem aceite ser filmado em situações privadas.
  10. Denuncie: Caso seja vítima de um golpe, procure imediatamente a polícia e busque apoio de familiares e profissionais.

Segundo Tiago, é  importante ficar atento às dicas para não ser pego por armadilhas. “As dicas servem para idosos e também para as famílias e cuidadores, que podem ajudar a identificar falsos pretendentes”.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.