Inclusão digital na terceira idade: Goiás Forma mais de 83 idosos no Cidadão Tech 60+

Iniciativa que busca reduzir a exclusão digital e ampliar a autonomia na terceira idade

Programa Cidadão Tech 60+ tem promove inclusão digital para idosos (Foto: André Bianchi)

Em uma cerimônia marcada por emoção e conquistas, 83 idosos receberam, na última quarta-feira (5), seus certificados de conclusão do programa Cidadão Tech 60+, iniciativa que busca reduzir a exclusão digital e ampliar a autonomia da parcela da população. O evento, realizado no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, celebrou não apenas o aprendizado, mas também a inclusão social dos participantes. Como parte da iniciativa, todos os formandos ganham aparelhos celulares doados pela Receita Federal, ampliando ainda mais as oportunidades de conexão com o mundo digital.

O Cidadão Tech 60+ é um programa inovador promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). A proposta é capacitar idosos para o uso de ferramentas tecnológicas, permitindo que eles se tornem mais independentes e conectados à sociedade.

Ao longo de 2024, o programa formou 301 idosos em cinco municípios goianos: Catalão, Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Senador Canedo. Desses, 137 participaram do curso no primeiro semestre e 164 no segundo.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, a iniciativa representa um avanço significativo na inclusão digital da terceira idade. “O Cidadão Tech 60+ é uma ferramenta de transformação social. Ao levar conhecimento digital aos idosos, estamos promovendo autonomia, inclusão e cidadania. Cada formando é um exemplo de que nunca é tarde para aprender e se conectar com o mundo digital e de que, em Goiás, a tecnologia é para todos e muda a vida das pessoas”, destacou.

Com 60 horas de carga horária, o curso abordou temas como alfabetização digital, serviços online e uso seguro de aplicativos, garantindo que os idosos pudessem navegar com mais confiança pelo universo digital. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Goiás Social, programa que busca reduzir vulnerabilidades e ampliar o acesso a serviços públicos e novas oportunidades.

A satisfação dos alunos é um reflexo do impacto positivo do projeto de inclusão digital para idosos. “Eu não sabia mexer no celular e, com o curso, aprendi muita coisa. Foi gratificante e maravilhoso conseguir ligar o celular e aprender a mexer no WhatsApp e no Instagram. Sou muito grata ao governo de Goiás por disponibilizar esse curso para a gente”, incidental Maria de Fátima dos Santos, de 67 anos , uma das formandas da turma de Goiânia.

Para obter informações sobre novas turmas ou saber como participar do programa Cidadão Tech 60+, os interessados podem acessar este link.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.