Maurício de Sousa ganha filme biográfico; criador da Turma da Mônica celebra 90 anos

Produção dirigida por Pedro Vasconcelos recria a trajetória do criador da Turma da Mônica e conta com o filho Mauro no papel principal

Maurício de Sousa - O Filme

Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, completa 90 anos e ganha uma homenagem cinematográfica produzida pela Disney em parceria com a Maurício de Sousa Produções (MSP). O longa, que mistura emoção, nostalgia e bastidores inéditos, promete revelar quem está por trás das histórias que marcaram gerações.

Muito antes da primeira coelhada da Mônica ou do “R” trocado pelo “L” do Cebolinha, Maurício já vivia com o lápis na mão. O diretor Pedro Vasconcelos, responsável pela adaptação, mergulhou na biografia do cartunista e transformou sua jornada em um retrato íntimo e poético.
“Quem é o cara por trás dos quadrinhos?”, provoca o cineasta. Segundo ele, o aval para o projeto veio do próprio artista. “Ele sorriu pra mim e falou: ‘Gostei, meu filho, pode fazer’”, lembra Pedro.

No filme, o papel de Maurício é interpretado por Mauro de Sousa, um dos filhos do desenhista e atual gestor da MSP. A escolha trouxe um toque de emoção especial às gravações. “Eu me joguei com tudo que tinha de conhecimento técnico e pessoal”, contou Mauro, que buscou no pai inspiração diária. “Ele não só respondia, mas contava uma história, por horas no telefone”, relembra.

As origens da Turma

As páginas que deram vida a Cebolinha e Cascão nasceram da infância de Maurício em Mogi das Cruzes (SP). Já Mônica, Magali e Marina surgiram mais tarde, inspiradas em suas filhas. Marina, que também seguiu o caminho artístico, recorda com carinho: “Meu pai viu a personagem pronta”.
Hoje, ela, Mauro e Marcos — filho de Mônica — comandam o MSP Estúdios, que mantém vivo o legado iniciado em 1959. “Meu pai sempre teve a postura de querer ouvir as crianças e respeitar as crianças. Nós somos essa continuidade”, afirma Mauro.

O coração de “Maurício de Sousa – O Filme”

“Maurício de Sousa – O Filme” também revisita as raízes familiares do artista, incluindo Dona Dita, avó que marcou sua infância com contos repletos de imaginação. “Ela contava uma história por noite. E tinha uma fluência e uma imaginação que nunca vi ninguém mais ter”, recordou Maurício em entrevista.

Com estreia marcada para 23 de outubro, o longa “Maurício de Sousa – O Filme” chega como uma celebração da vida, da arte e dos sonhos que moldaram a Turma da Mônica. “É um filme para marcar a vida da gente. Ajuda a enxergar a vida com mais leveza e ganhar esperança nos nossos sonhos”, resume o diretor Pedro Vasconcelos.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Pollyana Cicatelli
Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.