Evento garante programação intensa de filmes internacionais, nacionais e regionais
A 17ª edição da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” está confirmada para 2026 e será realizada no cinema Cinex, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 15 de março, com a promessa de uma programação intensa e diversificada.
A informação foi divulgada pelo idealizador e curador da mostra, Lisandro Nogueira. “Nós já estamos começando a organizar a mostra”, afirmou. Ao portal Gazeta Culturismo, ele adiantou que a nova edição reunirá filmes de destaque exibidos em grandes festivais internacionais, produções indicadas ao Oscar e obras do cinema goiano. A programação também deverá contar com palestrantes renomados, atividades culturais paralelas e a presença de importantes nomes do cinema nacional.
Em 2026, a organização optou por apostar em um novo período de realização. Nas últimas 16 edições, o evento ocorreu durante o Carnaval. Segundo Lisandro, a mudança de datas busca ampliar o público, já que muitos goianos costumam viajar durante o feriado.
Na última edição, a mostra exibiu 85 filmes ao longo de 14 dias, distribuídos em 174 sessões. A programação completa da edição de 2026 será divulgada em breve.

Criada pelo professor de cinema Lisandro Nogueira e pelo empresário Gerson Santos, a mostra teve sua primeira edição em 2002, exibindo apenas 17 filmes. Em entrevista ao portal Gazeta Culturismo, o curador relembrou como tudo começou: “Levei a ideia para ele [Gerson], que tinha chegado em Goiânia com o cinema Lumière. A gente criou esse nome, que foi um acaso, ‘O Amor, a Morte e as Paixões’. Foi um mera acaso.”
Desde então, ele permanece à frente do evento por 17 anos, sempre ao lado de Gerson Santos. Com o passar do tempo, a mostra ganhou mais força, aumentando a quantidade de filmes exibidos a cada edição.
Questionado sobre o processo de curadoria, Lisandro explica que o trabalho é realizado ao longo de todo o ano: “A curadoria é permanente, porque eu vejo filmes o tempo inteiro. Sou professor de cinema também, teoria e crítica. Além disso, eu vou para os festivais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Também tenho contatos internacionais via Imovision. Então a gente vai recolhendo, vai assistindo filmes durante o ano e escolhendo”, pontuou.
Para o curador, o sucesso da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” se deve ao público cinéfilo da capital: “Goiânia é uma cidade cinéfila desde os anos 40, quando inaugurou o Cine Teatro Goiânia. Então é uma cidade que sempre teve um apreço por cinema. E eu acho também que o fato da gente oferecer uma diversidade de filmes cativa o público.”
Outro ponto sempre enfatizado por Lisandro Nogueira é a diversidade da mostra, que busca trazer uma programação abrangente, tanto em filmes quanto em debates e atividades culturais, para alcançar os mais variados públicos.
17ª edição da mostra de cinema “O Amor, a Morte e as Paixões”
Data: de 5 a 15 de março de 2026
Local: Cinema CineX (Centro Cultural Oscar Niemeyer - Goiânia)
Valores: em breve
Ingressos: em breve - site oficial do CineX Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.