Autódromo Internacional de Goiânia recebe nova infraestrutura para o evento
Goiás se prepara para sediar, com exclusividade na América Latina, a etapa brasileira da temporada 2026 da MotoGP, marcada para os dias 20 a 22 de março, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24/7) em uma ação conjunta do Governo de Goiás com a organização da competição, reforçando o protagonismo do estado no cenário do esporte a motor internacional.
“Em março, teremos em Goiânia esse grande evento, tão aguardado por todo o país. Vamos receber milhares de pessoas apaixonadas pela MotoGP”, declarou o governador Ronaldo Caiado, ressaltando o orgulho por Goiás ser o único anfitrião latino-americano da competição.
As obras de requalificação do Autódromo de Goiânia, iniciadas em janeiro, estão em ritmo acelerado. O local passa por uma verdadeira transformação para atender às exigências da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Entre as principais intervenções estão a substituição da camada asfáltica, ampliação das áreas de escape com caixas de brita, alargamento da reta principal em cerca de um metro, instalação de barreiras de pneus, muretas de contenção e guardrails, além da reforma completa dos boxes, camarotes, torre de controle, prédio administrativo e centro médico. “Nosso autódromo está ficando uma maravilha”, comemorou Caiado ao acompanhar de perto o andamento das obras.
Segundo o arquiteto Carlos Wieck, da Motor Sport, empresa responsável pelo projeto, o padrão adotado é de alta resistência e durabilidade. “Estamos utilizando materiais de maior durabilidade para competições”, afirmou. “Já frisamos toda a pista para depois aplicar a camada do novo pavimento e já realizamos toda a terraplanagem para a implementação das caixas de brita”, detalhou o especialista.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a modernização vai além do evento em si. “O autódromo de Goiânia poderá receber qualquer competição internacional, tanto de motos, quanto de carros”, garantiu.
Já o gerente do autódromo, Roberto Boettcher, destacou o simbolismo do retorno da MotoGP ao estado após 37 anos – a última edição foi realizada em 1989. “Estamos ganhando um novo autódromo. Tudo que é de melhor está sendo feito e será um dos melhores do mundo”, afirmou com entusiasmo.
O potencial econômico do evento é expressivo. Um estudo do Instituto Mauro Borges (IMB) estima que a realização da etapa em Goiânia deve injetar cerca de R$ 1 bilhão na economia estadual. A expectativa é pela geração de mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando setores como hotelaria, transporte, comércio, gastronomia, publicidade, televisão e cinematografia.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.