Goiás adiciona nove cidades ao Mapa do Turismo e lidera ranking de crescimento do setor em abril
O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, anunciou a nova composição do Mapa do Turismo Goiano, agora com 97 municípios reconhecidos pelo Ministério do Turismo. Entre os nove novos integrantes estão São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Israelândia, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo.
A atualização mantém as 12 regiões turísticas do estado, mas traz uma mudança importante: a antiga região Pegadas no Cerrado passa a se chamar Agroecológica. O reconhecimento no mapa significa mais visibilidade e acesso facilitado a investimentos federais, promovendo o fortalecimento do setor em cada município inserido.
Para ingressar no mapa, as cidades precisam cumprir critérios técnicos exigidos pelo Ministério do Turismo. Entre eles, a existência de um órgão oficial de turismo, dotação orçamentária específica, e a atuação de um Conselho Municipal de Turismo com participação pública e privada.
A Região Agroecológica se destacou com a inclusão de três novos destinos: Acreúna, Israelândia e Santa Helena de Goiás. Os municípios vêm impulsionando o turismo de negócios, especialmente com a alta procura por hospedagem durante a semana. Exemplos como Rio Verde, com a Rota do Agro, e Jandaia, conhecida pelo parapente, consolidam o potencial do território.
A Região Terra Ronca, no Nordeste Goiano, também ganhou força com a entrada de Damianópolis e Nova Roma, dois destinos com forte apelo para o ecoturismo. Em Damianópolis, um novo Centro de Atendimento ao Turista está prestes a ser inaugurado. “Estamos já construindo nosso Plano Municipal de Turismo, em parceria com o Sebrae, e devemos entregar em agosto as instalações do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)”, afirmou Klécio Gonçalves de Araújo, secretário de Turismo local.
Em Nova Roma, a secretária Adrielly Xavier de Sousa está otimista. “Nossa expectativa é fazer com que a nossa cidade seja reconhecida nacional e internacionalmente como uma referência em ecoturismo”, declarou. O município abriga atrativos como as cachoeiras Paredão do Céu e Forquilha, além da Toca do Macaco, ideal para banho, camping e esportes na natureza.
Anhanguera, cidade com menos de mil habitantes, também entrou para o mapa e é prova de que o tamanho não define o potencial turístico. Famosa como a terra do limão taiti, realiza em novembro uma tradicional festa com shows, comidas típicas e caipirinhas feitas em betoneiras. “Todos os anos, em novembro, realizamos três dias de festa. Comidas e bebidas produzidas a partir do limão taiti (a caipirinha, por exemplo, é feita em uma betoneira), shows e o grande pedal ‘Nas trilhas dos bandeirantes’ são alguns dos atrativos”, relata a secretária de Turismo, Adelaine Meira.
A cidade já colhe os frutos da inclusão no mapa. “Percebemos o aumento do público em nossas festas e muitos municípios da região nos procuraram para saber como aderir ao mapa”, afirmou Meira, demonstrando o poder de mobilização que o turismo regional pode gerar.
O presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, destacou o papel do mapeamento na política pública. “O mapa do turismo faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Mtur e configura-se em ferramenta estratégica importante para o desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas do setor”, reforçou.
O setor goiano apresentou em abril um crescimento de 10,8% nas atividades turísticas, segundo o IBGE, o maior entre todos os estados brasileiros. Esse avanço coloca Goiás em destaque como um dos principais polos emergentes de turismo no país.
Hoje, as 12 regiões turísticas de Goiás são: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia. A nova composição consolida o estado como um mosaico de experiências, que vai do ecoturismo ao agronegócio, passando por tradições culturais únicas.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.