Parques, bares, feiras de rua e muito mais; capital goiana é um misto de tradição, hospitalidade e sabores inesquecíveis
Goiânia foi eleita a cidade mais arborizada do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2024, e o título não é à toa. A capital possui mais de um milhão de árvores espalhadas por seus 32 parques e bosques, sendo estes um ótimo ponto de partida para quem visita a cidade pela primeira vez.
Além dos parques, que estão espalhados por toda a cidade, os visitantes podem encontrar ótimas opções culturais, gastronômicas, centros comerciais e uma agitada vida noturna. “Se alguém visita Goiânia pela primeira vez, minha dica é aproveitar o melhor da cidade: natureza, cultura e boa comida. Não tem erro!”, comenta Nárcia Kelly, presidente da GoiâniaTur.
Logo de cara, os parques verdes e aconchegantes da cidade conquistam os visitantes. A boa gastronomia está presente desde os lugares mais simples até os restaurantes de chefs renomados. Há diversas opções de museus para os fãs da cena cultural, além de ruas e bairros repletos de lojas para os amantes da moda.
Com 32 parques e bosques espalhados por toda a capital, os locais são indispensáveis para quem visita Goiânia. Os Parques Areião, Flamboyant e Vaca Brava são os mais famosos da cidade e contam com estrutura excelente para caminhadas, exercícios e até um simples piquenique. Eles são ideais para aproveitar o fim de tarde – período do dia em que a temperatura é mais agradável – ao lado de pessoas especiais.
Para os que não dormem cedo e gostam de conhecer a agitação noturna, a capital também é cheia de opções. É possível encontrar casas de shows pela cidade que vão do rock ao sertanejo, com diversão certa para todos os gêneros.
A rua 8, no Setor Central, é famosa por seus bares que vão de uma ponta à outra. Eles oferecem muita hospitalidade e garantem música, comida e drinks bons por preços mais acessíveis. A rua fica fechada durante o funcionamento dos bares, a fim de garantir mais segurança aos clientes, sendo a alternativa perfeita de rolê goiano.
Localizada na Praça Tamandaré, a Feira da Lua é realizada desde 1993 e reúne aos sábados uma diversidade de produtos e comidas para todos os gostos. Perfeita para quem adora bater perna em busca das melhores opções de roupas, calçados, acessórios e artesanatos. Os visitantes podem encontrar tudo por lá.
Depois da caminhada, é possível se deliciar com as famosas tortas doces vendidas em fatias generosas. Existem pratos típicos desde o tradicional empadão goiano e pamonha até um delicioso yakisoba na chapa.
Além da Feira da Lua, Goiânia possui outras grandes feiras como as do Sol, Hippie e do Cerrado. Também existem feiras livres pela cidade realizadas a cada dia da semana, que funcionam tanto de manhã para quem gosta de comprar suas frutas e verduras frescas, quanto à noite para quem busca sair da rotina de jantar em casa.
Veja aqui todas as feiras de Goiânia.
Goiânia possui um dos maiores conjuntos arquitetônicos Art Déco do Brasil. O estilo é visto em prédios como o Teatro Goiânia no Setor Central, a Torre do Relógio na Avenida Goiás, o Coreto e o Palácio das Esmeraldas na Praça Cívica, entre muitos outros.
“Esse movimento completará 100 anos em 2025 e é uma das marcas da identidade cultural da capital. Vale a pena caminhar pelo centro e observar os detalhes dessa arquitetura única”, destaca a presidente da GoiâniaTur.
Além disso, há diferentes museus com entrada gratuita, dentre eles: o Museu Pedro Ludovico, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea de Goiás. Eles são parte fundamental da história da capital goiana.
Seja em parques ao ar livre, em restaurantes refinados ou feirinhas de rua, Goiânia é uma capital que atende todos os gostos, gêneros e idades, e surpreende com seu jeito acolhedor que faz qualquer turista se sentir em casa. Vale a pena visitar!
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.