Oruam é solto após abrigar foragido da polícia em sua casa; entenda o caso

Confira os detalhes da investigação e o suposto envolvimento de Oruam

  • Por
  • . atualizado às 16:48
Ao deixar a delegacia, Oruam falou com a imprensa e defendeu o amigo (Foto: Arquivo Pessoal | Oruam)

Na manhã desta quarta-feira (26), o rapper Oruam, nome artístico de Mauro Davi dos Santos, foi preso em flagrante por abrigar um foragido da Justiça em sua residência no bairro do Joá, na zona oeste do Rio de Janeiro. No entanto, o artista foi liberado por volta das 10h40, após assinar um termo circunstanciado.

O foragido, identificado como Yuri Pereira Gonçalves, foi encontrado durante uma operação policial que cumpria mandado de busca e apreensão na casa do rapper. Gonçalves, que estava armado com uma pistola 9 milímetros e munição, é investigado por envolvimento em uma organização criminosa e por disparos de arma de fogo ocorridos no fim do ano passado em um condomínio de Igaratá (SP).

Ao deixar a delegacia, Oruam falou com a imprensa e defendeu o amigo, afirmando que Gonçalves “não é traficante”. “Ele é uma pessoa normal e é meu amigo. Eu não sabia que ele estava foragido. Naquele dia, era bala de borracha”, declarou o rapper, que também usou as redes sociais para comentar o ocorrido. “Vou voltar tranquilo para casa. O meu álbum está bombando e está do jeito que eu queria”, acrescentou.

Quem é Oruam?

Com apenas 25 anos, Mauro Davi dos Santos, conhecido como Oruam, é um dos nomes mais influentes do cenário do funk e trap nacional. O artista, que soma mais de 13 milhões de ouvintes mensais no Spotify, ganhou destaque por suas letras que abordam temas como ostentaçãovida nas comunidades e a figura do pai, Marcinho VP, suposto líder do Comando Vermelho, preso desde 1996.

Oruam já colaborou com grandes nomes da música brasileira, como ChefinMC Ryan SPMC Daniel, Xamã e Ludmilla, além de ter participado do projeto Poesia Acústica 13, um dos mais importantes do rap nacional. Atualmente, ele é contratado da Mainstreet Records, gravadora fundada pelo também artista Orochi.

Conhecido por seu estilo de vida luxuoso, Oruam já foi visto dirigindo um carro avaliado em R$ 2,6 milhões, e comprou um gato da raça Savannah F1, que pode custar até R$ 120 mil. O artista também costuma compartilhar nas redes sociais momentos ao lado de celebridades, como o jogador Neymar, com quem mantém uma amizade próxima.

Apesar de nunca ter convivido com o pai, Oruam expressa publicamente sua admiração por Marcinho VP. Em 2023, durante sua apresentação no Lollapalooza, o rapper subiu ao palco usando uma camiseta com o rosto do familiar e a palavra “liberdade”.

Projeto de Lei inspirado em Oruam gera polêmica

O cantor também é o centro de um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de São Paulo pela vereadora Amanda Vettorazzo (União). O texto, que ficou conhecido como “Lei Anti-Oruam”, propõe proibir a contratação, por parte da prefeitura, de artistas que façam apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas em shows e eventos abertos ao público infantojuvenil.

Apesar de não citar diretamente o nome do rapper, a vereadora criou um site chamado “leiantioruam” para promover a proposta. O projeto já inspirou iniciativas semelhantes no Congresso Nacional e em outras 12 capitais do país.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.