Acordo entre associação comercial e Prefeitura impulsiona melhorias estratégicas
A Prefeitura de Goiânia e a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) iniciaram nesta semana um amplo processo de revitalização do Parque Mutirama, em Goiânia. A ação envolve um investimento direto de R$ 450 mil, disponibilizado pela AER44 para garantir a reabertura do espaço.
Os recursos começaram a ser aplicados nos brinquedos e demais equipamentos do parque que necessitavam de manutenção corretiva, resultando em R$ 208 mil. O restante da doação será repassado em 12 parcelas.
O investimento no Parque Mutirama será direcionado aos reparos estruturais, paisagismo e reforço da segurança nas áreas internas e no entorno do parque. “Em breve, o Mutirama estará de volta, renovado e pronto para receber as famílias goianienses. Este será um momento especial que marcará o coração de todos”, afirmou Sérgio Naves, presidente da AER44.
De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias, a doação não exige qualquer contrapartida do município. Os recursos são repassados diretamente à empresa responsável pelos serviços de manutenção, que já iniciou as atividades.
O parque faz parte de um plano integrado de revitalização do Centro de Goiânia, que envolve obras urbanas também na Região da 44. Para Sérgio Naves, a recuperação do parque vai fortalecer o turismo na capital. “O Parque Mutirama, além de vizinho a nossa região, é uma importante atração turística da capital, assim como a 44. A ideia, com todo esse trabalho de revitalização é transformar o nosso Centro, junto com o parque e com a 44, numa grande atração de turismo”, ressaltou o empresário.
Os diretores da associação negociavam a parceria com a administração municipal há cerca de dois meses, atraídos pelos impactos positivos esperados para o comércio local e o aumento do fluxo de visitantes na região central.
Como parte do pacote de melhorias urbanas, a gestão do prefeito Sandro Mabel prevê instalação de câmeras de videomonitoramento, iluminação moderna, placas de trânsito bilíngues e ruas inteligentes, além de pórticos metálicos na Região da 44. “As obras para instalar os pórticos e totens metálicos no perímetro da 44 já começaram e estão sendo feitas por meio de um convênio entre a Secretaria Estadual de Obras e Infraestrutura (Seinfra) e a prefeitura de Goiânia, e com recursos vindos de uma emenda parlamentar de autoria do senador Wilder Moraes (PL)”, lembrou Sérgio.
A iniciativa municipal pretende tornar o Centro um ambiente mais atrativo e seguro, criando novas rotas para o turismo e ampliando a permanência das famílias no entorno do Parque Mutirama.
As atividades no Parque Mutirama estão suspensas desde 20 de março de 2025. O fechamento inesperado causou insatisfação entre os frequentadores, que aguardavam informações sobre a retomada do funcionamento.
O centro de lazer, inaugurado em 1969 por Iris Rezende Machado funcionava com entrada gratuita.
>> Veja aqui mais detalhes sobre o fechamento
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.