Passeio pela Serra do Mar tem duração de 4 horas
O passeio de trem pela Serra do Mar, que liga Curitiba a Morretes, no Brasil, foi recentemente reconhecido pelo portal britânico Lonely Planet como um dos mais belos do planeta. A renomada editora de guias de viagem, considerada uma das maiores referências globais, incluiu essa jornada na sua publicação “Amazing Train Journeys” de 2025. O guia destaca as 60 mais incríveis viagens de trem ao redor do mundo, avaliadas por uma equipe de mais de 200 especialistas internacionais. O trajeto paranaense foi o único representante brasileiro da seleção.
Com quatro horas de duração, o trajeto operado pela Serra Verde Express percorre 65 quilômetros de paisagens deslumbrantes, passando por 41 pontes, 13 túneis e uma vasta área de Mata Atlântica preservada, o que conferiu ao passeio o 14º lugar entre os melhores do mundo. A publicação ressaltou que essas experiências vão além do simples deslocamento e são, de fato, uma verdadeira imersão cultural e natural.
Em entrevista, o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, celebrou a inclusão do passeio na lista, considerando que o reconhecimento é uma excelente oportunidade de divulgar os atrativos turísticos do estado a um público internacional. “Essa repercussão é extremamente positiva ao turismo do Estado, porque apresenta os nossos atrativos em outros mercados que buscamos nos inserir, como a Europa. O passeio de trem da Serra Verde Express é um verdadeiro case de sucesso, mostrando o Estado como uma referência turística no Brasil, unindo a setor público com a iniciativa privada”, afirmou Nunes.
Ele ainda acrescentou: “Sentimos orgulho em ver esse produto tão especial, o trem Curitiba-Morretes, sendo posicionado em uma prateleira mais alta do mercado do turismo. Esse ranking passou por cerca de 200 especialistas do setor, de diferentes partes do mundo. Ou seja, é um sinal extremamente positivo, que mostra como nossos atrativos e destinos têm visibilidade no exterior, tanto por sua beleza ou experiência única, quanto por seu atendimento qualificado de turistas.”
Este é o segundo reconhecimento internacional para o trajeto. Anteriormente, o passeio já havia sido destacado por The Guardian (Reino Unido) e The Wall Street Journal (EUA) como um dos melhores passeios de trem do mundo.
Durante o percurso, o trem atravessa alguns dos pontos mais imponentes da ferrovia Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 1884 com a presença da princesa Isabel. Ao longo dos seus mais de 135 anos de história, o trajeto se manteve como um símbolo de preservação e história ferroviária, iniciado pelo Imperador Dom Pedro II.
A atração mais imponente do passeio é a ponte metálica São João, com 112 metros de extensão e 55 metros de altura, projetada na Bélgica e montada no Brasil. Esse marco permite uma vista panorâmica da Mata Atlântica, impressionando visitantes com sua beleza natural inexplorada.
Com opções de vagões que priorizam tanto o conforto quanto o conteúdo histórico, o passeio é uma verdadeira viagem no tempo, onde cada detalhe do trajeto oferece uma experiência enriquecedora.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.