Pirenópolis recebe programação final da festa literária “Flipiri”; veja datas

Evento já distribuiu mais de mil livros em 2024, na cidade de Pirenópolis

Nova edição distribuiu 1026 livros em escolas para a Flipliri (Foto: Divulgação)

Nos dias 27 e 28 de agosto, a Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) terá o encerramento de sua 14ª edição, sendo destaque como um dos eventos culturais e educacionais mais importantes da região. A edição deste ano, que começou em junho com uma programação cultural rica e diversificada, continua em agosto, focando no universo educacional, sob o tema “Livro, meu primeiro amor”.

A itinerância da Flipiri, prática adotada desde a sua primeira edição, busca levar incentivar a literatura em escolas municipais de Pirenópolis. O objetivo é fomentar a leitura e proporcionar aos alunos e professores a oportunidade de interagir com os autores dos livros distribuídos pela rede de ensino. Este ano, o evento, realizado pelo Instituto Casa de Autores em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis, alcançou 2.616 alunos da educação infantil ao ensino fundamental I, envolvendo 18 escritores de obras infantis e infantojuvenis.

Iris Borges, idealizadora da Flipiri, destacou a importância da presença dos autores nas escolas: “Acreditamos que ter o escritor ali com os alunos torna a dinâmica muito poderosa e inesquecível… Poder brincar e conversar com o autor aproxima as crianças do universo da leitura e pode suscitar nelas… o desejo não apenas de continuar lendo, mas de escrever também”.

Athos Klaus, um jovem de 11 anos, é um exemplo do impacto positivo do evento. Participante de uma das edições passadas, Athos foi inspirado a escrever suas próprias histórias, com uma delas sendo transformada em livro e distribuída pela prefeitura. “Eu queria fazer com que outras pessoas sentissem o mesmo que eu… comecei a escrever meus próprios livros”, compartilhou o jovem autor, que já publicou dois livros e está trabalhando em um terceiro.

Durante a itinerância, os estudantes participaram de diversas atividades literárias, incluindo interpretação de textos, redação e oficinas criativas, tudo com o intuito de aproximá-los dos livros. Além dos alunos, professores e coordenadores também foram beneficiados com oficinas e seminários. O evento culminou com a visita dos autores às escolas, proporcionando um clima de celebração e incentivo à leitura.

Maurício Melo Júnior, presidente da Casa de Autores, enfatizou a importância do contato direto entre escritores e alunos: “É fundamental esse contato porque revigora a nossa literatura, o nosso texto e, sobretudo, a nossa vontade de continuar escrevendo… além de estar formando novos leitores, temos um retorno consciente e muito válido do que escrevemos”.

Flipiri distribuiu mais de mil livros nas escolas da cidade

O evento distribuiu 1.096 exemplares de mais de 90 títulos literários entre as escolas. Entre os escritores participantes, além de Maurício Melo Junior e Iris Borges, estavam Alexandre Lobão, Álvaro Modernell, Clara Arreguy, Elder Galvão, e muitos outros.

O secretário de Educação de Pirenópolis, Renato Gomes, reforçou a importância da Flipiri no processo educacional: “A Flipiri contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, reforçando a prática de alfabetização… e o interesse pela leitura e escrita… ao se tornar uma cidade amiga dos livros, Pirenópolis tem o seu patrimônio histórico e cultural ainda mais enriquecido”.

Desde sua criação, a Flipiri já distribuiu mais de 15 mil livros para a rede pública da cidade e promoveu centenas de encontros entre autores, estudantes e educadores. A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou a relevância da iniciativa: “A Flipiri tem cumprido muito bem os seus objetivos, que é estimular o gosto pela leitura… a leitura abre infinitas portas para quem quer conquistar os seus sonhos”.

Com uma trajetória de sucesso, a Flipiri segue como uma referência em promover a educação e a cultura, inspirando e formando novos leitores e escritores em Pirenópolis e além.

Confira a programação final da Flipiri, em Pirenópolis:

27/08 | Terça-Feira
Das 08h às 11h e das 14h às 17h | Encontro com o autor e vivências literárias
Creche Aldeia da Paz com Raquel Gonçalves
Creche Criança Cidadã com Débora Bianca 
Escola Municipal Prefeito Geraldo de Moraes com Iris Borges 
Escola Municipal Luciano Peixoto com Jacqueline De Mattos e Alexandre Lobão
Escola Municipal Dom Emmanoel Gomes de Oliveira com Maurício Melo e Eraldo Miranda
Escola Municipal Santa Maria de Nazaré com Alexandre Parente
Escola Municipal Ivani Rodrigues da Silva com Hozana Costa e Márcia Lages
Escola Municipal Nossa Senhora Santana II com Clara Arreguy
Escola Municipal José Cândido Braga com Liduína Bartholo e Theognis Florentino
Escola Municipal Benedito Camargo com Liduína Bartholo e Theognis Florentino
Escola Municipal Benedito Camargo II com Liduína Bartholo e Theognis Florentino Escola Municipal Nossa Senhora Santana com Liduína Bartholo e Theognis Florentino

28/08 | Quarta-Feira
Das 08h às 11h e das 14h às 17h | Encontro com o autor e vivências literárias
Complexo Municipal De Educação Infantil com Ana Neila Torquato
Escola Municipal Professora Olívia Conceição De Pina com Taicy Ávila e Rose Costa
Educandário Municipal Dom Bosco com Álvaro Modernell e Elder Galvão
Escola Municipal Santo Antônio com Alexandre Parente
Escola Municipal Manoel Cardoso com Alexandre Parente


Flipiri Itinerante
Data: 27 e 28 de agosto
Horário: a partir das 8h
Local: Pirenópolis/Goiás
Participação: gratuita

Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.