Pitaya: conheça os principais benefícios para a saúde

Conhecida como a “fruta-do-dragão”, a pitaya é rica em vitaminas e auxilia na prevenção de doenças

  • Por
  • . atualizado às 16:00
Pitaya oferece vários benefícios para a saúde, inclusive para a perda de peso (Foto: Pixabay)

A pitaya, conhecida como “fruta-do-dragão” devido ao seu formato que lembra o olho da figura mitológica, está ganhando popularidade no Brasil e traz em suas propriedades inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque, além de ser rica em polifenóis, flavonoides, betacianinas e vitamina C, ela também auxilia na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, anemia, osteoporose e alterações cardíacas e gastrointestinais.

Típica de regiões de climas mais quentes, outro benefício da pitaya é a ajuda no combate aos radicais livres, sendo também uma boa opção para quem quer perder peso, já que é rica em fibras e contém poucas calorias: apenas 45 kcal em cada 100 gramas da fruta. Tais benefícios, segundo a nutricionista Thamires Lima, do Oba Hortifruti, estão relacionados ao alto poder antioxidante de seus nutrientes, cuja quantidade varia de acordo com a cor da fruta.

Benefícios da pitaya vermelha

É possível encontrar pitayas de vários tipos com características distintas: a branca – com casca rosa e polpa branca, a vermelha – com casca e polpas vermelhas, a amarela – com casca amarela e polpa branca.  “Muitos são os benefícios da pitaya, e a vermelha, por exemplo, contém maior quantidade de antioxidantes que a pitaya amarela ou branca”, diz.

Formas de consumo

Na salada, no preparo de sucos, cremes, geleias e sorvetes, a “fruta-do-dragão” pode ser consumida de diversas maneiras, sendo a de cor vermelha mais recomendada para sobremesas, de acordo com a especialista.

É aconselhável que o consumo ideal seja em torno de uma fruta por dia, a depender do tamanho, e após aberta, consumir no período de uma semana a fim de manter os nutrientes.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.