Premiação em Brasília reconhece projetos inovadores que moldam o futuro das viagens no país
O Brasil celebrou na noite de 3 de dezembro, em Brasília, os projetos que mais transformaram o turismo nacional nos últimos 24 meses durante a 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo. A cerimônia reuniu profissionais, autoridades e representantes do setor para homenagear 36 iniciativas que se destacaram por impacto social, inovação e qualidade de gestão. A lista com os vencedores está disponível no final desta reportagem.
Entre os participantes, estavam órgãos públicos, empresas privadas e organizações da sociedade civil, reforçando a amplitude de vozes que constroem o turismo brasileiro. A premiação, que recebeu 379 inscrições em 12 categorias, reconheceu trabalhos que vão da inteligência de dados ao afroturismo, passando por inclusão social e sustentabilidade.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, entregou os troféus e celebrou o avanço do setor. “Hoje celebramos aqueles que, na ponta, fazem a diferença com criatividade, dedicação e soluções inovadoras – no afroturismo, na sustentabilidade, no turismo realizado por mulheres, no ecoturismo e em tantas outras modalidades. Este prêmio reconhece o talento de profissionais que constroem, junto ao governo e ao trade, um turismo forte, diverso e sustentável”, afirmou.
Durante o evento, Sabino ressaltou o ritmo acelerado do setor e os resultados inéditos obtidos em 2025. Segundo ele, o desempenho reflete a atuação conjunta entre Governo do Brasil, trade turístico e empreendedores. “O ano de 2025 entra para a história do Brasil como o melhor ano da atividade turística, o ano em que o mundo olha o Brasil com outros olhos”, declarou.
O ministro também destacou o crescimento da presença internacional no país. “Até meados de setembro, batemos 7 milhões de turistas internacionais, marca inédita. Em outubro, batemos os 8 milhões. E vamos trabalhar muito para até 31 de dezembro, às 23h59, receber o turista de número 10 milhões”, completou.
A secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, acompanhou o Prêmio Nacional do Turismo e reforçou o potencial transformador do setor. “Este palco não celebra apenas prêmios: ele celebra o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro acontecer, crescer e se consolidar como uma das maiores forças econômicas do país. O turismo é, também, uma poderosa ferramenta de inclusão social e de sustentabilidade ambiental”, afirmou.
1º lugar – Grande Reserva Mata Atlântica – Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica
2º lugar – Programa de Turismo no Espaço Rural Caminhos do Campo – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI)
3º lugar – Fórum Regional de Turismo Sustentável Costa das Falésias – Fórum Regional de Turismo Sustentável Costa das Falésias
1º lugar – Observalab – Observatório do Turismo de Minas Gerais
2º lugar – Alumia: Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul
3º lugar – Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) – Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP)
1º lugar – Palmitolândia – Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga
2º lugar – Ibiti: Projeto Regenerando territórios através do turismo – Ibiti Projeto
3º lugar – Governança Multinível, Inovação e Sustentabilidade no Turismo em Mato Grosso do Sul – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul
1º lugar – Céu de Montanhas – Associação Céu de Montanhas
2º lugar – Tecendo Rendas e Conectando Saberes na Amazônia com Turismo de Base Comunitária – Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta Turiarte
3º lugar – Quintais Gastronômicos – Secretaria de Turismo e Cultura de Amontada (CE)
1º lugar – Parque Arqueológico da Pedra do Sol – Parque Arqueológico da Pedra do Sol
2º lugar – Programa Recentro Reabilitação Urbana do Centro Histórico do Recife – Gabinete do Centro do Recife (RECENTRO)
3º lugar – Aplicativo Passeio Carioca – Renato Bellini
1º lugar – Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos de São Sebastião – Prefeitura Municipal de São Sebastião (SP)
2º lugar – Polo Socioambiental Sesc Pantanal
3º lugar – Brazil Birding Experts
1º lugar – Metodologia de Formatação e Posicionamento de Mercado do Etnoturismo – Sebrae MT
2º lugar – Universitários da Floresta – Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
3º lugar – Jornada de Capacitação – Prefeitura de Maricá (RJ)
1º lugar – Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur)
2º lugar – Fortaleza Meetings – Visit Ceará: Fortaleza Convention & Visitors Bureau
3º lugar – Viajantes App
1º lugar – Kauwê Turismo – Agência Indígena Kauwê Turismo
2º lugar – Povoado Bar da Hora – Associação dos Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora
3º lugar – Uakari Lodge
1º lugar – Natureza Sem Barreiras: Itatiaia Acessível – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
2º lugar – Turistea: Turismo Inclusivo – Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR/ALERR)
3º lugar – Praça da Acessibilidade – Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras
1º lugar – Diaspora.Black
2º lugar – Guia Negro
3º lugar – Um Passo à Frente e Você Não Está Mais no Mesmo Lugar – Emanuele Rodrigues da Silva
1º lugar – Circuito Vale Europeu de Cicloturismo – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)
2º lugar – Movimento Trilha Amazônia Atlântica
3º lugar – Caminho da Fé – Associação dos Amigos do Caminho da Fé
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.