Agência Nacional de Aviação Civil confirma alta no turismo doméstico
Em setembro, cerca de 10 milhões de turistas passaram pelos aeroportos brasileiros, marcando um recorde histórico na série de dados da ANAC, iniciada no ano 2000. De todos os viajantes, aproximadamente 80% optaram por destinos nacionais, somando 7,9 milhões de passageiros em voos domésticos. O índice representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2023.
O aumento reflete uma série de ações do governo federal para a transferência do turismo doméstico: melhorias na infraestrutura turística, ampliação da conectividade entre destinos e atração de investimentos em novas rotas. “É mais um resultado que reflete a potência da atividade turística nacional, sinalizando a manutenção de uma fase de expansão e de oportunidades que contribuem para alcançarmos a meta de 150 milhões no número de viagens nacionais ministro nos próximos três anos”, afirmou o o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Em todas as regiões do país, o fluxo de passageiros nos aeroportos brasileiros esteve em alta, com exceção do Sul, que sofreu o impacto do fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. No Centro-Oeste, o Aeroporto de Brasília foi destaque, com mais de 1,1 milhão de passageiros, enquanto Goiânia e Campo Grande também tiveram movimento expressivo, com 283.672 e 120.725 passageiros, respectivamente.
No Nordeste, Recife registrou o maior fluxo da região, com 792.001 passageiros, seguidos por Salvador e Fortaleza. O Sudeste, que abriga os principais terminais aéreos do país, viu o Aeroporto Galeão (RJ) triplicar seu movimento anual, saltando de 305 mil para 870 mil passageiros. Em São Paulo, Guarulhos e Congonhas permaneceram como os terminais de maior fluxo, com 2,2 milhões e 1,9 milhão de passageiros, respectivamente.
Já no Norte, o complexo aeroportuário de Belém superou 318 mil turistas, com um aumento de 16,45% em relação ao ano anterior. Manaus e Palmas também registraram crescimento significativo.
As operações do Aeroporto Salgado Filho foram suspensas em maio devido a enchentes, o que impactou o turismo na região. Como alternativa, o Governo Federal liberou a Base Aérea de Canoas para voos comerciais, onde passaram 118 mil passageiros.
Com a retomada das atividades no Salgado Filho, o terminal contará inicialmente com 128 voos nacionais diários entre 8h e 22h. A expedição Fraport prevê o retorno completo das operações, incluindo voos internacionais, para 16 de dezembro. Como parte do apoio à vigilância, o governo federal destinou R$ 426 milhões para a recuperação do terminal, reforçando o compromisso com a infraestrutura turística do Sul.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.