Mais de 7 milhões de cartinhas já foram adotadas em todo o Brasil, desde 1989
Com a chegada de dezembro, o espírito de solidariedade se renova entre os adultos. Para as crianças, esse universo de esperança é ainda mais precioso, e para muitas delas, cujos pais não têm condições financeiras de proporcionar o tão sonhado presente, a Campanha Papai Noel dos Correios surge como uma verdadeira luz de Natal.
A tradicional ação, que teve início no mês de novembro, recebe cartinhas escritas em todo o Brasil, quando crianças de diversas regiões enviaram seus pedidos e adultos se mobilizaram para adotar presentes nas agências e no site oficial.
Em 2024, a campanha comemorou 35 anos com 350 mil pedidos atendidos. Ao longo da história, cerca de 7 milhões de cartinhas foram adotadas, criando uma corrente afetiva que une empresas, voluntários e educadores.
A partir de 2010, alunos da rede pública passaram a integrar a ação, reforçando o objetivo pedagógico do projeto. O incentivo à escrita, ao desenvolvimento cognitivo e ao aprendizado emocional se tornou parte central da proposta, valorizada por professores e secretarias de educação.
O processo envolve escolas, gestores, padrinhos corporativos, voluntários independentes e funcionários da estatal. Juntos, eles conectam a criança que sonha com um presente e quem pode transformar esse desejo em realidade.
Com a inclusão de ferramentas digitais, os Correios ampliaram o alcance da campanha e permitiram que mais pessoas participem mesmo longe das unidades físicas.
Os Correios reforçam que qualquer pessoa pode se tornar madrinha ou padrinho. Em 2025, o processo ficou ainda mais simples com a adoção online. No site oficial (neste link), basta seguir o passo a passo:
Adotar Cartinha > Escolher a cartinha > Preparar o presente: embrulhar e colar a etiqueta > Entregar o presente no ponto de coleta de preferência (lista de locais disponível no site).
Quem deseja adotar mais de 50 pedidos também pode participar. É preciso selecionar o estado no campo “UF” e preencher o formulário disponibilizado pela plataforma.
Quem pretende adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios pode realizar a ação até o dia 6 de dezembro. Os presentes devem ser entregues até 10 de dezembro.
No estado de Goiás, há 13 pontos de coleta. Em Goiânia, a unidade da Praça Cívica, localizada no Setor Central, recebe presentes e facilita a entrega para moradores de qualquer bairro da capital.
Além da adoção online, a tradicional Casa do Papai Noel na agência da Praça Cívica segue aberta para quem prefere escolher uma cartinha presencialmente.
Em 2024, Goiás registrou 11 mil pedidos atendidos. Segundo Alexandre Duarte, coordenador da ação no estado, a meta de 2025 permanece a mesma, com foco total em realizar sonhos e manter viva a cultura de solidariedade entre as famílias.
Pais interessados em inscrever os filhos precisam apenas fotografar a carta, que deve ser escrita de forma que o pedido seja compreendido. Em seguida, devem clicar no botão “Cadastrar Carta”, preencher o formulário e enviar o arquivo.
O processo é rápido e permite que mais crianças tenham suas cartinhas adotadas nesse período em que o espírito natalino inspira gestos simples e transformadores.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.