Saracura do Brejo, um dos grandes nomes do circo em Goiás, celebra 20 anos de carreira

Artista vai comemorar a trajetória com um super espetáculo itinerante gratuito por várias cidades do estado

Saracura do Brejo celebra 20 anos de carreira (Foto: divulgação)

Com um trabalho que une arte, resistência e formação, Saracura do Brejo segue expandindo sua influência na cena circense e neste ano comemora 20 anos de carreira. Seu comprometimento com a formação de novos artistas e a valorização do circo como expressão cultural consolidam seu legado. Com 40 anos de idade, Saracura do Brejo dedicou metade da sua vida à arte circense. Hoje, ele é um dos nomes mais respeitados do circo em Goiás e no Brasil.

Sua trajetória ganhou reconhecimento nacional e, recentemente, o artista foi selecionado para integrar o Instituto Cultura Escola Livre de Palhaços (ESLIPA), uma das principais formações para palhaços no país.

Para comemorar essas duas décadas como Palhaço Saracura, ele inicia uma turnê especial do seu espetáculo solo “Experimento 360”. Entre abril e maio deste ano, nove apresentações gratuitas serão realizadas em diferentes cidades de Goiás, incluindo Goiânia, Cidade de Goiás, Anápolis, Piranhas e Pirenópolis.

A iniciativa busca levar ao público uma experiência visual envolvente, marcada pela mistura de técnicas circenses como contorcionismo, malabarismo, manipulação de objetos, acrobacias aéreas e performance com bambolê. A turnê de “Experimento 360” não é apenas uma comemoração de sua carreira, mas também um convite ao público para conhecer e vivenciar a magia do circo contemporâneo. Confira a programação completa do espetáculo no Instagram @saracuradobrejo .

Para além dos palcos, Saracura também é um importante articulador e produtor de eventos, sendo um dos organizadores de festivais de circo e teatro. Desde 2009, integra o coletivo goiano “É Só Querer Fazer”, que fomenta a produção cultural independente. Mas sua arte ganhou as ruas de Goiânia bem antes disso, onde encantava motoristas e pedestres com performances em semáforos. Esta experiência levou Saracura do Brejo a uma importante defesa da cultura popular.

Sua atuação política ajudou a garantir a regulamentação do trabalho de malabaristas em espaços públicos de Goiânia. Atualmente, o artista vive na Cidade de Goiás, onde fundou o Espaço Cultural Rosinha do Brejo, um casarão histórico que funciona como hostel e centro de apresentações circenses, teatrais e musicais.


Este conteúdo é de total responsabilidade de seu colunista, que colabora de forma independente com o portal Gazeta Culturismo. Portanto, a Culturismo Comunicação Ltda não se responsabiliza pelos materiais apresentados por este autor.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Mari Magalhães

Mari Magalhães é jornalista, roteirista, assessora de imprensa e fotodocumentarista com mais de 10 anos de atuação na cultura goiana Seu foco está voltado para novos talentos da música urbana contemporânea, cinema e atividades da cena underground. Contato:[email protected]

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.